abc+

DICAS DE SKINCARE

Aprenda a escolher o sabonete de rosto ideal para o seu tipo de pele

Entenda a importância de saber qual o sabonete facial ideal para o seu rosto e confira dicas de especialista para facilitar na hora de escolher o perfeito

ico_abcmais_azul
Publicado em: 15/08/2024 às 11h:24 Última atualização: 15/08/2024 às 11h:25
Publicidade

Afinal, muda em algo usar o mesmo sabonete do corpo no rosto? E como escolher o certo?

Na era do skincare, é fácil se perder em tantas informações do que é melhor ou não para o rosto, mas a médica dermatologista Letícia Oba reafirma a importância de prestar atenção ao lavar o rosto.

Entenda como escolher o melhor sabonete para cada tipo de pele e quais os benefícios  | abc+



Entenda como escolher o melhor sabonete para cada tipo de pele e quais os benefícios

Foto: Freepik

VEJA TAMBÉM: Por que você precisa experimentar este suco de frutas vermelhas com linhaça que ajuda na saúde; veja como preparar

A importância de usar o sabonete certo para o rosto

“Usar qualquer sabonete para limpar a pele não é recomendado”, afirma Letícia, que também é assessora do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Isso porque cada tipo de pele é diferente e, por conta disso, tem as próprias necessidades. Afinal, cada sabonete é formulado “com ingredientes que removem as impurezas e o excesso de oleosidade de forma eficaz, sem agredir a pele”.

A médica dá o exemplo do sabonete para a pele oleosa que, se usado por alguém com ela seca, pode acabar ressecando ainda mais, piorando a saúde ao invés de ajudar.

CONFIRA: MAIS DE MIL CHAMADOS: Média em 2024 é de 160 ocorrências por mês atendidas pelos bombeiros

Além disso, existem sabonetes que podem causar irritações por conter perfumes, corantes ou sulfatos. “Pessoas com pele sensível devem evitar esses ingredientes.”

E, para pessoas que sofrem com acnes, eczema ou rosácea, é imprescindível usar produtos feitos para tratar essas condições. Se não, elas podem piorar

Ela conta ainda que, ao utilizar o recomendado para o tipo de pele, os benefícios para a saúde e beleza da derme são muito maiores. Mas como escolher?

FIQUE POR DENTRO: PREVISÃO DO TEMPO: Confira alerta do Inmet sobre mais um amanhecer com geada no RS

O sabonete ideal para cada tipo de pele

Existem alguns ingredientes nas fórmulas de cada sabonete que podem auxiliar na hora de escolher o ideal para o seu tipo de pele, de acordo com Letícia.

LEIA MAIS: Entrei na menopausa, e agora? Especialista indica o que deve ser feito

Como escolher o sabonete ideal para a pele seca

Para a pele seca, é recomendado optar pelos sabonetes cremosos e hidratantes. “É importante também que o sabonete tenha o Ph próximo ao fisiológico”, conta.

Além disso, o melhor é que eles não contenham sulfato e sejam do tipo Synder que, segundo a dermatologista, não removem a oleosidade natural da pele.

A dica é procurar nos sabonetes por ingredientes como:

  • Ácido hialurônico, que hidrata em profundidade.
  • Ceramidas, que fortalecem a barreira cutânea.
  • Óleos vegetais, que nutrem e amaciam a pele.

Como escolher o sabonete ideal para a pele oleosa

Uma das questões que devem pesar na escolha dos sabonetes para a pele oleosa é optar pelos em gel. Outro ponto é que é preferível que sejam livres de óleo e tenham uma ação seborreguladora.

Na hora das escolhas, a dica optar por sabonetes que contenham:

  • Ácido salicílico, que exfolia suavemente e ajuda a controlar a oleosidade.
  • Zinco, que possui ação anti-inflamatória e seborreguladora.
  • Argila, que absorve o excesso de óleo.

Como escolher o sabonete ideal para a pele mista

“A pele mista exige um cuidado especial”, explica a especialista. Para cuidar bem dela, é recomendado procurar sabonetes que equilibrem ambas as áreas. Ou seja, tanto a oleosidade quanto o ressecamento.

Para isso, é preferível que a pessoa opte por produtos com uma ação seborreguladora, principalmente na zona T, mas que seja hidratante em outras áreas.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Porém, preste atenção!

A assessora do departamento de cosmiatria da SBD reafirma que a rotina de cuidados com a pele é algo pessoal e que precisa ser personalizada para cada indivíduo de forma específica.

Afinal, “o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra”, explica. O ideal é procurar um dermatologista para entender qual a melhor rotina de cuidados para o seu tipo de pele e tirar as possíveis dúvidas que podem surgir ao longo do caminho.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade