Conviver com uma pessoa portadora de Alzheimer pode exigir disciplina e perseverança do seu cuidador, diante das dificuldades apresentadas no cotidiano. Mas além do acompanhamento médico, uma boa comunicação com o paciente pode facilitar a convivência entre as partes.
E é isto que o médico geriatra, nutrólogo e professor do curso de medicina da Universidade Feevale, Leandro Minozzo, traz em seu novo livro “Comunicação com Ternura: Estratégias para melhorar o cuidado de pessoas com demência através da linguagem”.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Complementando a obra lançada em 2022, “Como cuidar de um familiar com Alzheimer e não adoecer”, Minozzo destaca que uma das principais dificuldades para os familiares que recebem a confirmação de Alzheimer na família é a negação. A situação surge, muitas vezes, por falta de orientação sobre como se comunicar com esses pacientes, além de não aceitarem as dificuldades cognitivas vividas pelo familiar.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
“Escrevi o livro, pois, ao longo de 15 anos atendendo pessoas com demência e seus familiares, vi que a comunicação adaptada é o ponto de equilíbrio para a paz de todos”, comenta o médico. Especialista em cuidados aos problemas ocasionados pela terceira idade, este é o quinto livro sobre cuidados em Alzheimer e outras demências, sendo o primeiro do tipo na língua portuguesa.
Diferentemente de outras obras, o autor busca trazer uma comunicação facilitada, com o objetivo de instruir os familiares e responsáveis. “É um livro pensado também no leitor que é cuidador: ele é objetivo, didático, responde questões práticas e dúvidas que passam pela cabeça da maioria dos cuidadores”, destaca Minozzo.
ALZHEIMER: Estudo de acadêmico da região é citado em diretrizes mundiais sobre a doença
Livro construído a várias mãos e para múltiplos profissionais
Leandro destaca a importância da participação de profissionais considerados referências na área da geriatria para a conclusão do livro “Comunicação com Ternura”. A primeira é a Cláudia Alves, conhecida por ser uma das principais influenciadoras mundiais de cuidado em Alzheimer, com mais de 1,1 milhão de seguidores nas redes sociais. Alves foi responsável pelo texto de orelha do livro.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Já o prefácio foi produzido pela participação dupla dos doutores Marco Túlio Cintra e da Elaine Mateus. Cintra é presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria (SBGG) e Elaine é presidente da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer, professora de linguística e coordenadora, junto a Minozzo, da Coalização Nacional pelas Demências. “Este é um livro útil também para profissionais de saúde, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e psicólogos”, complementa o autor.
Palestra e participação na Feira do Livro de Porto Alegre
O livro já foi lançado e pode ser obtido através dos principais pontos de vendas do Brasil. “Depois de escrever sobre o estresse do cuidador, prevenção de Alzheimer, políticas públicas para a doença, entre outros temas, percebi que precisava abranger a área da comunicação”, afirma Leandro.
Paralelo ao tema do livro, Minozzo fará uma palestra gratuita no próximo dia 28 de outubro, em Novo Hamburgo, no Teatro Municipal, entre 14 e 16 horas, sob o tema da longevidade saudável. Além disso, outro momento para adquirir o livro e conhecer um pouco mais sobre o autor, será na Feira do Livro de Porto Alegre, onde ele estará no dia 15 de Novembro, às 19 horas.
LEIA TAMBÉM