OPERAÇÃO CUPIDO
Zoológico recebe fêmea de tamanduá-bandeira para união de acasalamento
Prática é comum entre zoológicos e visa à preservação da espécie
Última atualização: 18/10/2023 16:42
O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul recebeu, nesta segunda-feira (14), uma fêmea de tamanduá-bandeira para realizar uma união de acasalamento. A mamífera, que se chama Kiara e tem 12 anos, foi trazida do Zoológico Municipal de Catanduva, de São Paulo, e aterrissou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
A prática, comum entre zoológicos, visa a preservar espécies ameaçadas de extinção e segue diretrizes do Plano de Ação Nacional para a Conservação, coordenado pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio).
Kiara está sendo apresentada ao macho Gumercindo, de 13 anos, que vive no zoológico há 11 anos. O trajeto do Aeroporto até o Parque Zoo foi acompanhado pelos biólogos Eduardo da Silva e Vanessa Silva e pelos tratadores André Palau, Taís Bortolli e Geise Tavares.
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann fala sobre a ação. “Todo o processo de transferência e recepção desse animal precisa de muita atenção e cuidado. A espécie está ameaçada de extinção, e o objetivo da união entre os tamanduás é a reprodução e, consequentemente, a conservação”, explica Kauffmann. Ela garante que a equipe do Zoo está preparada para promover uma adaptação tranquila para Kiara.
Segundo a gestora do Parque Zoológico, Caroline Gomes, o casal passará primeiro por uma fase de aproximação, separados por uma tela em recintos lado a lado. “Como os tamanduás são animais de hábitos solitários, ainda não sabemos se eles aceitarão morar juntos ou se irão se encontrar somente no período reprodutivo”, informa.
Uma prática comum
Kiara não será a primeira a passar por uma operação cupido. Em 2021, o macho de onça pintada Cheetos fez o mesmo trajeto percorrido pela tamanduá-bandeira. Ele veio de São Paulo para conhecer Mimosa, com quem já cumpriu a missão reprodutiva. Assim como Kiara e Gumercindo, esse casal também é de uma espécie solitária e, por isso, ficam em locais separados, encontrando-se apenas em fase de acasalamento.
Avião Solidário
Kiara viajou gratuitamente de São Paulo para Porto Alegre pelo programa Avião Solidário da Latam. O transporte aéreo evitou um deslocamento terrestre de mais de 1,2 mil quilômetros entre as duas instituições. De acordo com a Latam, com o transporte de Kiara, chega a 51 o número de animais que viajaram pelo programa no Brasil em 2023.