IVOTI
Visitantes aproveitam a Colônia Japonesa para degustar o primeiro saquê handmade do Brasil
Programação segue neste domingo (24) até as 17 horas e também conta com exposição de carros de marcas japonesas
Última atualização: 17/10/2023 22:21
A chuva não afastou os visitantes da Colônia Japonesa, em Ivoti, que, neste domingo (24), conta com degustação do primeiro Craft Sake do Brasil, além de toda a programação e expositores que levam um pouco da cultura japonesa.
"Trouxemos a degustação do primeiro Craft Sake do Brasil. Embora existam três fábricas grandes no País, o nosso é o primeiro handmade, feito à mão e artesanal", explica Patrícia Telló.
Patrícia, em parceria com a cervejaria Devaneio do Velhaco, criou o Sakê Tomoe, que será lançado oficialmente no dia 1º de outubro, dia mundial do saquê. "O lançamento será online e a partir daí estará disponível para venda no site [www.devaneiodovelhaco.com.br]. Como ele é feito por duas mulheres, escolhemos o nome de Tomoe em homenagem a uma guerreira samurai do Japão", conta.
A nutricionista Sheila Reis, 57 anos, provou e aprovou. "Eu já tinha experimentado o saquê, mas o delas é muito saboroso, bem forte", relata. Patrícia conta que em 2019 havia lançado a receita do saquê em um festival de cerveja que foi um sucesso. "O saquê é uma bebida originária do Japão e na nossa receita abusamos da criatividade, com muita personalidade e com o nosso terroir, usando apenas água, koji e arroz brasileiro", acrescenta Patrícia.
Além dos visitantes assíduos que não perdem uma edição da feira, sempre tem os que prestigiam a Colônia Japonesa pela primeira vez. Neste domingo foi a vez do biólogo Ernesto Cristina, 57, conhecer a feira. "Fiquei sabendo por causa de um amigo que indicou e adorei. Tudo muito bonito e traz muito da cultura japonesa. Sou de Montevidéu e estou morando a pouco tempo em Taquara, e com certeza virei mais vezes aqui", declara Ernesto.
Carros de marcas japonesas
A feira da Colônia Japonesa deste domingo também conta com exposição de carros de marcas japonesas. Mas, devido à chuva, a exposição que teria em torno de 100 carros foi adiada para a próxima edição, no dia 29 de outubro. Entretanto, alguns "amantes dos carros de marca japonesa" não deixaram de expor seus veículos.
Segundo um dos organizadores da exposição Japanese Kuruma Brands, Maurício de Souza, conhecido como Japa, esse seria o primeiro encontro na Colônia Japonesa. "Muitos acabaram não vindo e a chuva acaba atrapalhando até para quem quer olhar, mas na próxima edição da feira esperamos tempo bom e muitos carros de diversas marcas como Toyota, Honda, Nissan, Mazda, Lexus, Subaru, Mitsubishi e Dahiatsu", explica Japa.
O expositor João Capra aproveitou que a esposa estava inscrita em um curso na Colônia Japonesa e saiu de São Leopoldo para levar o carro Lancer 95. "Sou apaixonado em carro diferenciado e quando tive a oportunidade eu comprei esse. Vai fazer quatro anos que estou com ele e é o veículo diário de uso da família", relata.