TEMPORAL
VÍDEO: Nuvem prateleira "engole" cidade da Serra gaúcha; veja imagens
Chegada da tempestade transformou dia em noite; saiba mais sobre esse tipo de nuvem, capaz de bloquear a luz solar
Última atualização: 23/09/2023 17:10
Moradores de Caxias do Sul, na Serra gaúcha, registraram o avanço de uma nuvem de tempestade pouco antes das 11 horas da manhã deste sábado (23). De acordo com a MetSul Meteorologia, trata-se de uma nuvem do tipo prateleira, ou Cumulonimbus. Nas imagens, é possível observar que ela avança sobre a cidade, que parece estar sendo "engolida" pela formação. (Veja abaixo).
A nuvem de tempestade, que trouxe chuva, rajadas de vento e trovoada à região, reduziu a visibilidade em Caxias do Sul. Segundo a MetSul, essas nuvens do tipo prateleira, que atingem entre 10 e 20 km de altura, "podem ser densas o suficiente para bloquear a luz solar até certo ponto, causando um efeito de escurecimento do céu e o aspecto de noite em pleno dia", embora não seja exatamente equivalente às condições noturnas.
Veja vídeos:
Bolha de ar quente avança para o RS
Conforme a MetSul, houve o deslocamento de nuvens muito carregadas desde o Sul e o Oeste gaúchos até o Centro do Estado e, na sequência, até o Nordeste, alcançando a Serra depois de passar pelos vales.
- VÍDEO: Chuva com queda de granizo danifica carros e mais de 8 mil casas em Bagé
- ALERTA: Forte área de instabilidade chega à Grande Porto Alegre; há risco de granizo e alagamentos
Além disso, uma bolha de ar excepcionalmente quente entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil, que trouxe o calor de 41,8°C ontem a Cuiabá (MT), alcança o Oeste e o Norte gaúchos. Esse ar quente avança para o Rio Grande do Sul. E quanto mais quente a atmosfera, maior o risco de temporal.
O ar quente que avança para o Oeste e o Norte gaúchos garante a energia necessária para a formação de tempestades onde está a transição para ar mais frio, ou seja, no Centro e, principalmente, no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, o que inclui a Serra.