Os vereadores de Campo Bom aprovaram, por nove votos favoráveis e uma abstenção, na noite de segunda-feira (25), o pagamento de auxílio emergencial para as famílias inseridas no Programa Municipal de Redução Gradativa de Veículos de Tração Animal, legislação aprovado em dezembro de 2022.
Celso Rodrigues (Republicanos) foi o único que se absteve. Ele também foi contra o fim da circulação em carroças, ainda no ano passado.
Conforme o projeto do Executivo, os carroceiros que residem na cidade devem receber o benefício de 651 reais, por seis meses, prorrogável por igual período. Além do meio salário mínimo, a prefeitura promete oferecer cursos profissionalizantes e o encaminhamento ao mercado de trabalho. O governo também quer adquirir um veículo alternativo, tipo triciclo ou similar, para os recicladores.
- CICLONE: “A gente reluta”, diz moradora que perdeu tudo na enchente de junho e teve que sair de casa nesta quarta-feira
- CICLONE: Veja como está o nível do Rio dos Sinos nas cidades da região nesta quarta-feira
“Para não deixar as famílias desassistidas, vamos trabalhar na busca de outro meio de transporte para esses motoristas, pois sabemos como os animais podem sofrer com esse tipo de trabalho”, adiantou o prefeito Luciano Orsi (PDT). O texto segue agora para a sanção de Orsi.
Circulação
O tráfego de veículos com tração animal no Centro está proibido desde junho deste ano. Em de dezembro de 2024, a restrição será ampliada para todo o município. Na tribuna, a vereadora Kayanne Braga (PTB), conhecida pelas ações em prol da causa animal, elogiou a medida, frisando que a aprovação do projeto foi “mais um dia histórico para a causa”.
A parlamentar orientou os trabalhares que não se inscreveram no programa municipal que façam o cadastro. “Não é um valor para que as famílias sobrevivam. É um auxílio para que possam se organizar na busca de reinserção no mercado de trabalho.”
Benefício
Para que tenham acesso ao benefício, os recicladores terão que se cadastrar junto à Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. As carroças serão emplacadas e os cavalos chipados. Os carroceiros podem entrar em contato com o Cras Centro (3597-9147) ou Grande Operária (3597-4791 e 9 9295-6182).
LEIA TAMBÉM