abc+

EM SESSÃO DA CÂMARA

Vereador de Canela solicita instauração de dois pedidos de CPIs

Jerônimo Terra Rolim (PDT) quer investigar Secretaria de Educação e retomou assunto da Operação Cáritas

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 05/09/2023 às 10h:37
Publicidade

 A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Canela na segunda-feira (4) foi marcada por dois pedidos de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O vereador Jerônimo Terra Rolim solicitou que a Secretaria de Educação seja investigada. Também retomou o assunto relacionado à Operação Cáritas.

Jerônimo Terra Rolim apresenta pedido de instauração de CPI na Secretaria de Educação e CPI da Operação Cáritas



Jerônimo Terra Rolim apresenta pedido de instauração de CPI na Secretaria de Educação e CPI da Operação Cáritas

Foto: Câmara de Canela/Divulgação

Na pasta de Educação, o parlamentar quer que uma CPI busque informações sobre a acusação de um vereador de que em 2017 houve corrupção em um processo licitatório. Na época, a Secretaria era comandada pelo PDT, com o então secretário Gilberto Tegner, o Tolão.

Rolim afirmou que Tolão se dispõe a abrir sigilo bancário e até telefônico e que os três vereadores do partido assinarão o pedido de CPI. Assim, faltaria apenas uma assinatura dos demais oito parlamentares para ser instaurado o processo. 

Rolim ainda expôs que, para abrir a CPI da Educação, é preciso abrir ao mesmo tempo a CPI da Operação Cáritas. Na época, ela não ocorreu porque apenas os vereadores do PDT assinaram.

Jerônimo lembrou que foram presos na operação secretários municipais, um advogado e um vereador que cumpre mandato atualmente, Alberi Dias (MDB).

Uma CPI pode ouvir testemunhas, determinar diligências e até solicitar quebras de sigilos fiscais e bancários. Os pedidos serão entregues aos líderes das bancadas dos demais partidos para que assinem.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade