O amanhecer deste domingo de Dia dos Pais (13) será marcado pelo frio característico do inverno gaúcho. O responsável por derrubar as temperaturas, segundo a MetSul Meteorologia, é um centro de alta pressão que estará sobre o Estado pela manhã. A previsão é que o dia comece com marcas ao redor ou abaixo de 5°C na maior parte das cidades, favorecendo a presença de geada.
Os pontos mais frios do Estado, como a fronteira com o Uruguai, a Serra do Sudeste e a Campanha, devem ter mínimas ainda mais baixas. Nessas regiões, as temperaturas podem alcançar 0°C e há chance de marcas negativas em alguns pontos, como em Pedras Altas e Pinheiro Machado.
Região mais alta do Rio Grande do Sul e tradicionalmente mais fria, os Campos de Cima da Serra também devem ter marcas perto de 0°C e, possivelmente, inferiores.
Já em Porto Alegre, os termômetros não baixam tanto. As mínimas devem ficar entre 8°C e 10°C nos bairros centrais, e entre 5°C e 7°C nas zonas Sul e Leste de menor densidade urbana. Em outros municípios da região metropolitana, as mínimas ficam entre 6°C e 9°C.
A previsão da MetSul indica ainda que a Serra gaúcha terá mínimas de 2°C a 4°C na maioria das localidades.
Sol aparece, mas não espanta o frio
O domingo deve ser ensolarado, favorecendo as comemorações ao ar livre. Ainda assim, as temperaturas não sobem tanto ao longo do dia. Muitas cidades devem ter máximas próximas a 15°C, ou seja, cerca de 5°C abaixo do normal para esta época do ano.
À tarde, Porto Alegre deve registrar máxima de 16°C, e outros municípios da área metropolitana podem atingir 17°C – marcas consideradas baixas para um dia de sol, segundo a MetSul.
LEIA TAMBÉM