Moradores de diversas regiões do Rio Grande do Sul, especialmente da Grande Porto Alegre, registraram um rastro luminoso no céu da região por volta das 23h40 de quinta-feira (24). O objeto permaneceu visível por pouco mais de um minuto, até desaparecer.
Veja vídeos
RASTRO LUMINOSO??
Registro foi feito por Alexinaldo Lima em São Leopoldo.
Saiba mais???? https://t.co/DDLxF2uGQR pic.twitter.com/p6R230tdW3
— Jornal NH (@jornalnh) August 25, 2023
RASTRO LUMINOSO??
Registro foi feito por Lucas Boes em Estância Velha.
Saiba mais???? https://t.co/DDLxF2uGQR pic.twitter.com/ygcaG4CsWW
— Jornal NH (@jornalnh) August 25, 2023
Alguém explica? Filmado agora em Gravataí RS.. @metsul @Astronomiaum @NASA pic.twitter.com/9MYezPgxBI
— Halan Queiroz (@halanqueiroz) August 25, 2023
odeio quando eu tô deitado assistindo a um Masterchef e o céu de Porto Alegre começa a DESABAR na janela do quarto pic.twitter.com/Yy5nuojyIV
— FOsorioN ???????????? (@FOsorioNunes) August 25, 2023
LEIA TAMBÉM
Entenda o que é o fenômeno
Segundo o professor Fernando Jung, do Observatório Espacial Heller e Jung, de Taquara, a cena pôde ser vista de toda a região e é normal que intrigue os moradores. Nas redes sociais, muitos internautas relacionaram o rastro luminoso a naves extraterrestres, cometas e meteoros.
O professor conversou com a reportagem do Grupo Sinos no início da madrugada desta sexta-feira (25) e disse que ainda estava analisando as imagens captadas por seu sistema de monitoramento. “Tenho que analisar”, resumiu, reforçando a possibilidade que seria um episódio de reentrada de lixo espacial.
Por volta da 1h30 desta sexta-feira, o professor divulgou que foi “registrada reentrada do estágio superior do foguete Soyuz SL-4 RB, lançado em 22 de agosto de 2023 no Cazaquistão”. Segundo Jung, estava previsto que a estrutura faria esta reentrada, passando desde a região do Uruguai até o norte do Brasil. O material ficou cerca de um minuto e meio na atmosfera terrestre.