abc+

REGIÃO

Veja quem são os conselheiros tutelares eleitos em São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio

Votação, que não é obrigatória ao cidadão, ocorreu neste domingo em todo o País

Priscila Carvalho
Publicado em: 02/10/2023 às 08h:58 Última atualização: 18/10/2023 às 20h:30
Publicidade

O Brasil elegeu neste domingo (1º) os novos conselheiros tutelares em votações realizadas em cada município. O pleito ocorreu das 8 às 17 horas, mas a participação do munícipe não era obrigatória, por isso, a movimentação foi tranquila na maior parte dos colégios eleitorais.

Colégio Visconde registrou filas para votar em certos momentos



Colégio Visconde registrou filas para votar em certos momentos

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Na região, São Leopoldo, Esteio e Sapucaia do Sul divulgaram os resultados prévios – que ainda aguardam contestações ou possíveis recursos – ainda na noite do domingo. Porém, o resultado oficial só deve ser divulgado na terça-feira (3).

Em cada cidade, os conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente são os responsáveis pela realização das eleições de cinco integrantes em cada Conselho Tutelar. Em São Leopoldo, onde são dois Conselhos, a expectativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdedica) era de superar a marca dos 12 mil eleitores do último pleito – realizado em 2019 – não se cumpriu. No total, segundo o órgão, 8.911 leopoldenses foram aos colégios eleitorais neste domingo para votar em seus candidatos.

A presidente do Comdedica de São Leopoldo, Maristel Brasil Pereira, ponderou que foi um pleito tranquilo na cidade, com filas apenas em alguns pontos. “Esperamos que esses candidatos mais votados executem um trabalho de excelência na defesa dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município”, disse, após o resultado.

Exercendo o direito de votar

A Escola Estadual de Ensino Médio Visconde São Leopoldo, no Centro, integrou seis colégios eleitorais, colocando quatro seções para poder atender a demanda. Por ser um dos maiores colégios eleitorais do município ontem, havia bastante movimento no local, com registro de filas em alguns momentos.
Moradora do bairro Campestre, Renata Martini, 42 anos, foi pela primeira vez votar para conselheiro tutelar e levou junto a filha Luiza, de 8 anos. Ela conta que não sabia como era o processo e, por conta de um familiar que estava concorrendo, é que teve conhecimento da eleição. “Através dele é que conhecemos a votação, porque antes eu nunca tinha vindo. Conheci o trabalho e entendi a importância de participar”.

A professora aposentada Marisa Cardoso, 77 anos, justificou o que a levou à votação. “Acho que tem que ter uma mudança muito grande em São Leopoldo, inclusive, no Conselho Tutelar”, analisou, lembrando que quando trabalhava na rede pública, acompanhou muitos problemas envolvendo crianças e para os quais precisava do auxílio de conselheiros.

Ceris e Sulino votaram neste domingo e levaram junto a filha Giovanna



Ceris e Sulino votaram neste domingo e levaram junto a filha Giovanna

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Depois de votar na Emef Gusmão Britto, a educadora Ceris Hartz, 50 anos, acompanhou o marido Sulino Oliveira, 55, no colégio Visconde. “Os profissionais são bem importantes nesse trabalho com as crianças. Conhecemos alguns conselheiros e viemos apoiá-los para dar continuidade ao trabalho”, disse, enquanto aguardava junto com a filha Giovanna, 8 anos. Após votar, Oliveira disse que optou por pessoas cujo o trabalho já conhece e que participam da mesma igreja que a família, partilhando, portanto das mesmas ideias. “Fizemos uma campanha para votar nos nossos candidatos, porque precisamos de gente que nos represente lá também”.

Esperança

Mesmo não sendo obrigatório, a moradora do bairro Fião, Vera Regina Pessoa, 73 anos, foi, a pé, com a ajuda de sua bengala, votar em seus candidatos e exercer o seu direito de cidadã. “Acho que, começando já pela gestação, precisamos ter os olhos mais abertos para a saúde, de um modo geral, mas nesse caso, a das crianças”, destacou. “E eu sempre tenho esperança que amanhã vai ser melhor que hoje”, complementou.

Vera Regina Pessoa não deixou de exercer seu direito de cidadã



Vera Regina Pessoa não deixou de exercer seu direito de cidadã

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Os eleitos

Em São Leopoldo
Gabriel de Oliveira – 2.625 votos
Leticia Klaus – 2.525
Alexandre dos Santos Silva – 2.352
Patricia Giacomini – 2.348
Mateus Lesina – 1.681
Karolina Konzen – 1.651
Loreni de Goes (Lori) – 1.629
Adeli Fernandes – 1.596
João Lucas – 1.543
Karen Rocha – 1.487

Suplentes
Amanda Backes Homem – 1.462
Silvana Kaizer – 1.458
Adriano Maicá – 1.435
Leila Lopes – 1.416
Marcelo Costa – 1.374
Dione Cristiane – 1.345
Denismari Graminho Boardman (Marry) – 1.206
Liane Mendonça – 1.146
Mano Anderson Bittencourt – 912
Pedro Alberto Flores (Tenente Flores) – 794

Em Sapucaia do Sul
Danessa Bitelo – 1.212 votos
Professora Patrícia – 1.061
Néri Andara – 1.026
Carla Advogada – 1.019
Assistente Social Iara Geiger – 863

Suplentes
Douglas Butzke – 539
Rita – 439
Danielle Mello – 325
Leonidio Alemão – 209
Sargento Elton do Proerd – 119

Em Esteio
Professora Vanessa – 688 votos
Maria Regina Paz – 478
Israel Quadros – 448
Flávia da Rosa Week – 445
Inajara Domingues – 395

Suplentes
Jane Arseno – 308
Samanta Pereira – 284
Juliano Firpo – 225
Pricylla Fredes Dias – 215
Bianca Helena Machado – 177

 

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade