FELINO
VEJA FOTOS: Filhote de gato-do-mato é o novo morador do MiniZoo
Animal estava sob cuidados da Universidade Federal de Passo Fundo, onde foi encontrado por uma família
Última atualização: 18/10/2023 16:46
O Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo) recebeu um novo inquilino. Trata-se de um filhote da espécie gato-maracajá, ou gato selvagem. O animal estava sob cuidados da Universidade Federal de Passo Fundo, onde foi encontrado por uma família.
Inicialmente parecia se tratar de um gatinho, filhote, no entanto após alguns problemas intestinais e uma visita ao veterinário, ficou constatado que se tratava de um animal silvestre.
Segundo o MiniZoo, o felino não poderá retornar à natureza, tendo que permanecer em Canoas. Isso acontece por conta de uma osteodistrofia, que é o mau desenvolvimento dos ossos.
“Por enquanto, ele vai continuar na sala de filhotes, até se adaptar à questão de alimentação e temperatura. Depois que levarmos ele para algum dos nossos recintos aqui no setor extra, vamos deixá-lo em quarentena, para ver como será o comportamento e a adaptação ao ambiente. Passando por essa etapa e tendo um porte físico maior, aí sim ele será levado para o plantel, podendo ser visto pelo público”, explica a veterinária do MiniZoo, Isadora Favreto.
Risco de extinção
O gato-maracajá tem olhos e patas grandes e uma cauda longa. O felino é encontrado em quase todo o Brasil, tendo como habitat preferido as matas densas. Também conhecido como gato-do-mato, ele caça à noite sem a companhia de outros animais. A caça feita por criadores de animais domésticos e o desmatamento colocam a espécie em risco grave de extinção.