Religião
Veja as celebrações pela região no feriado de Nossa Senhora
Missas, caminhadas e até carreatas, além de festas populares, celebrarão a padroeira do Brasil
Última atualização: 18/10/2023 00:08
A Diocese de Novo Hamburgo celebra o feriado de Nossa Senhora Aparecida com programações especiais em duas paróquias que têm Nossa Senhora Aparecida como padroeira.
Na paróquia de Nossa Senhora Aparecida do bairro Scharlau, em São Leopoldo, os padres Jacó André e Sérgio Simon celebram a missa a partir das 10 horas. Às 19 horas, ocorre a missa solene. Mais informações pelo telefone (51) 3568-2760.
Já a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do bairro São José, em Novo Hamburgo, realizará a Caminhada Fé e Pé na Estrada com a Mãe, às 6 horas. No fim da tarde, às 18 horas, ocorre a Carreata Visitando as Comunidades e, às 19 horas, missa da solenidade de Nossa Senhora Aparecida com o padre Adilson José Selch. Mais informações pelo telefone (51) 3595-9591.
Atividades
Além dessas duas que têm Aparecida como padroeira, todas as outras paróquias da Diocese de Novo Hamburgo irão celebrar a padroeira do Brasil.
Atividades também ocorrem organizadas pelo grupo Terço dos Homens, que fará uma carreata com saída na Rua Bento Gonçalves, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro Guarani, às 15 horas, seguindo pelas Ruas Araújo Viana, São Fernando e ingressando na Pedro Adams Filho. Depois, 24 de Maio, 11 de Junho, Bento Gonçalves e segue ao Santuário das Mães. Um outro grupo de orações fará uma caminhada ecumênica pela vida, com saída às 14 horas da frente da Catedral São Luiz Gonzaga em direção ao Santuário das Mães, onde haverá a Festa da Padroeira do Brasil com missa às 9h30 e às 16 horas.
Diocese de Montenegro
De modo geral, todas as paróquias da Diocese de Montenegro terão celebrações neste feriado, mas destacam-se o Santuário Nossa Senhora Aparecida no bairro Conceição, São Sebastião do Caí, onde ocorre a 41ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. O tema será: "Nossa Senhora Aparecida fonte de todas as vocações".
Às 8h30 tem início a procissão de carros antigos, saindo da Igreja São Sebastião, no Centro. Às 9 horas, procissão saindo da Igreja Nossa Senhora Conceição até o Santuário e, logo após, missa. Haverá almoço e festejos populares à tarde.
Em Montenegro, ocorre missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida às 10 horas, no bairro Faxinal. E às 18h30, missa na Catedral. Ainda em Montenegro, mas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Timbaúva, haverá uma procissão da Igreja Nossa Senhora Aparecida até a Igreja Matriz São Pedro e São Paulo, com início às 17 horas. Após, às 19 horas, missa.
Para o bispo d. Carlos Romulo, Nossa Senhora Aparecida, além de recordar o Evangelho, recorda que Maria, a mãe de Jesus, é um símbolo religioso que identifica o povo brasileiro. "Esta devoção mariana no Brasil, já tem uma caminhada de 306 anos, desde a experiência dos pescadores do Rio Parnaíba. É uma devoção que nos faz caminhar, como Maria caminhava de Nazaré a Belém, de Nazaré a Jerusalém", afirma. "Peçamos à Virgem Maria, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que abençoe o nosso Brasil e todas as nossas famílias", finaliza.