“Espero gestos concretos. Acredito que existirão”. A fala do governador gaúcho, Eduardo Leite, na noite desta terça-feira (5), antecipa a expectativa pela visita de uma comitiva federal ao Estado nesta quarta (6), para verificar a situação dos municípios após a chuva extrema que caiu sobre o Estado deixar pelo menos 21 mortos e um rastro de destruição, especialmente do Vale do Taquari.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta; o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff, devem chegar às 8 horas em Caxias do Sul e depois partir para o Vale do Taquari.
Os ministros vão visitar as áreas mais atingidas do território gaúcho, como Muçum, Roca Sales e Encantado, assim como abrigos que estão recebendo a população. Ao meio-dia, em Encantado, é prevista uma reunião com prefeitos da região e Defesa Civil.
“Importante a presença dos ministros para identificar in loco, ver o que aconteceu. Uma coisa é ter os relatos, outra coisa é estar lá. Naturalmente temos a expectativa de além dos equipamentos e emprego de força nos resgates, vamos precisar muito de apoio em reconstrução’”, disse Leite durante entrevista coletiva.
Solidariedade
Ainda na manhã de desta terça-feira, pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou a situação e anunciou a vinda do secretário nacional de Proteção e Defesa Civil ao RS. “Queria prestar minha solidariedade à população do Rio Grande do Sul, que está vivendo as fortes chuvas que já causaram a morte de ao menos quatro pessoas. Faremos de tudo para ajudar a população gaúcha a atravessar esse momento.”
Queria prestar minha solidariedade a população do Rio Grande do Sul, que está vivendo as fortes chuvas que já causaram a morte de ao menos quatro pessoas. O chefe da defesa civil vai ao estado para ajudar a remediar os problemas causados pelas fortes chuvas. Faremos de tudo para…
— Lula (@LulaOficial) September 5, 2023
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags