VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Uruguaio preso aplicou "golpe do amor" em moradora de Novo Hamburgo

Licenciado da polícia militar no país vizinho, estrangeiro foi denunciado pela mulher e acabou sendo flagrado com armas

Publicado em: 10/10/2023 20:18
Última atualização: 18/10/2023 00:00

O namoro começou por aplicativo de relacionamento, em outubro do ano passado. A moradora de Novo Hamburgo de 50 anos se encantou pelo homem de 48 anos que se apresentava como delegado de Polícia do Uruguai. Em poucos dias, já moravam juntos no apartamento dela. Mas o conto de fadas se transformou em filme de terror. O estrangeiro passou a se apropriar do dinheiro da companheira e a maltratá-la. Ela não suportava mais e denunciou. Nesta terça-feira (10), o homem foi indiciado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Novo Hamburgo.


Identidades funcionais de policial foram apreendidas e serão periciadas Foto: Reprodução

O chamado “golpe do amor”, que já fez outras vítimas no Vale do Sinos, ficou evidenciado no depoimento da vítima. “Ela diz que se conheceram pelo Tinder e que no início era bom, mas que começou a degringolar. Sofria violência psicológica, xingamentos. Quando ele viajava ao Uruguai, deixava câmeras monitorando ela”, declara o delegado da Deam, Lucas de Moura Britto.

O uruguaio, que não trabalha, vivia às custas da hamburguense. Uma das rendas da vítima é auxílio-doença. “A vítima nos informou que ele deixava ela sem nada, para ela depender dele”, frisa Britto. A mulher acreditava na profissão declarada pelo companheiro. “Chegou aqui à delegacia dizendo que ele era delegado.” A investigação apurou que o acusado ingressou na polícia militar do Uruguai em 1999, na função de oficial subayudante, e pediu uma espécie de licença não remunerada em 2011.

Flagrante após troca de fechadura no apartamento

Cansada de ser explorada, a mulher trocou a fechadura da porta do apartamento, na Avenida Maurício Cardoso, bairro Hamburgo Velho. Por volta das 23 horas de sexta-feira (6), ele tentou arrombar. A vítima chamou a Brigada Militar. No imóvel, os policiais encontraram uma pistola Taurus 765, duas pistolas de airsoft e 58 munições intactas de calibre 32.

O agressor apresentou identidade funcional e se apresentou como delegado de Polícia do Uruguai. Foi preso em flagrante por violência doméstica e posse irregular de arma de fogo. A mulher ganhou medida protetiva. No domingo (8), em audiência de custódia, foi solto pelo Judiciário. Na segunda-feira (9), agentes da Deam retornaram ao apartamento e encontraram mais armas do investigado. “Apreendemos um revólver calibre 38 Special e um simulacro bem similar a uma arma real.” 

“Ele tem boa lábia”, observa o delegado

Bem articulado, o uruguaio pediu a devolução da identidade funcional durante o interrogatório, na segunda. “Ele é bom de lábia. Negou ter mais armas no apartamento sem saber que tínhamos ido lá meia hora antes. Foram devolvidos alguns pertences pessoais, mas os documentos ficaram apreendidos para perícia”, diz o delegado. A procedência das armas também é checada.

Segundo Britto, ainda não há informações de que o indiciado tenha aplicado o “golpe do amor” em outras mulheres. “Ele está no Rio Grande do Sul há cerca de dez anos. Chegou a casar e tem uma filha na região metropolitana. Possui documento brasileiro com validade até 2025, ou seja, está em situação legal de residência, mas não pode ter arma. Admitiu que sabia dessa irregularidade. Não tem nenhuma prerrogativa de policial aqui.”

Britto acrescenta que a mãe da filha, que tem oito anos, também fez ocorrência de violência doméstica contra o estrangeiro na época da separação. O indiciado alegou que as armas são do pai, que mora em Montevidéu, e que estariam legalizadas. “A gente orientou a constituir advogado. Ele disse que não tem dinheiro e o encaminhamos à Defensoria Pública.”

O indiciamento é pelos crimes de violação de domicílio, violência psicológica contra a mulher e posse irregular de arma de fogo de uso restrito. O nome não é informado por conta da Lei de Abuso de Autoridade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasNovo HamburgoRS
Matérias Relacionadas