EDUCAÇÃO
Unisinos forma primeira turma de Medicina
Cerimônia de formatura dos 55 alunos do curso aconteceu na tarde e sábado (12), no Teatro do Sesi, no Centro de Eventos da Fiergs
Última atualização: 18/10/2023 16:30
O sábado (12) foi histórico para a Unisinos, que formou sua primeira turma de médicos. Ao todo, 55 alunos, que ingressaram no curso de Medicina da universidade há seis anos, receberam seus diplomas em um cerimônia marcada pela emoção, e que aconteceu no Teatro do Sesi, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto alegre.
"Essa formatura é a realização de um projeto gestado há mais de dez anos e que irá culminar na atividade desses profissionais na sociedade. Tenho tranquilidade em conferir grau a esses alunos pois sei do seu empenho, responsabilidade ética e habilidade em bem utilizar dos recursos tecnológicos como aliados no melhor atendimento à saúde familiar. A nossa região e o Brasil estão carentes de médicos com essa qualidade", destaca o reitor da Unisinos, padre Sergio Mariucci.
O curso de Medicina da Unisinos foi oficialmente aprovado pelo Ministério da Educação em 2016 (dois anos antes, a universidade já havia se tornado apta para ter o curso), e, após cumprir todas etapas para sua execução, passou às aulas em 2017.
Dentre os formandos da primeira turma de médicos da Unisinos está a moradora de São Leopoldo Rafaela Doebber Escobar, 26 anos. Única médica de uma família de advogados, Rafaela conta que escolheu a profissão pela afinidade que tinha com a disciplina de Ciências Biológicas na escola. “Sempre tive curiosidade de entender como o corpo funciona”, lembra.
Sobre estar na turma de estreia do curso na universidade, Rafaela conta que o sentimento é de gratidão. “A primeira turma ajudou muito a construir o curso, com a proximidade com os professores e coordenadores. Eles sempre foram muito abertos a escutar o que a gente trazia em relação ao funcionamento das aulas, metodologia, onde estávamos fazendo estágio. Foi umas construção conjunta”, comenta.
“Temos muito orgulho de sermos os primogênitos da Unisinos. Temos um carinho gigantesco pela universidade. A turma sempre foi a mesma nestes seis anos de curso. Acabamos criando vínculos de amizades muito grande. É a realização de um sonho e de poder ajudar a construir um curso na forma como ele etá hoje, de excelência”, pontua.
Segundo Rafaela, agora formada ela pretende trabalhar, mas sem tirar o foco dos estudos, uma vez que as provas para a residência devem ocorrer em novembro. Sobre a especialidade, a jovem diz estar praticamente decidida em seguir na Pediatria. “ Tive professores que me inspiraram muito, mas gostobastante também da Psiquiatria. Estou 90% decidida pela Pediatria e outros 10% pela Psiquiatria”, revela.
Para quem pretende cursar Medicina, Rafaela ensina que é preciso ter persistência para uma rotina puxada de estudos, mas sem esquecer do cuidado com a saúde mental. “O conselho é não desistir. Entrar é difícil, está cada vez mais concorrido e o curso exige muito da gente. Exige muito estudo. É preciso focar em estudar, mas também cuidar muito da saúde mental, ter equilíbrio, porque se a gente não está bem conosco, não consegue estudar, não consegue fazer as coisas. Em resumo é preciso estar bem mentalmente e não desistir, porque é extremamente prazeroso depois que tu entra na faculdade”, ensina.