20 DE SETEMBRO
Tradições gaúchas são passadas de geração em geração no Acampamento Farroupilha de Sapiranga
Visitantes aproveitaram para almoçar no local, dançar na área coberta e para conferir de perto os costumes gaúchos
Última atualização: 18/10/2023 08:31
O Acampamento Farroupilha de Sapiranga, no Parque Municipal do Imigrante, virou ponto de referência para marcar o 20 de setembro de uma forma especial. Além de piquetes, que chamavam atenção com o churrasco como prato principal entre seus integrantes, visitantes também aproveitaram para almoçar no local, dançar na área coberta ao som de música tradicionalista e para conferir de perto como o tradicionalismo está enraizado entre os gaúchos.
Na manhã desta quarta-feira (20), o montador de sofás, Ted Destin, 28, passeava com o filho Carlens Destin, 2 anos, vestido de bombacha e boina. O pai do menino, natural do Haiti e que vive no Estado há quase quatro anos com sua esposa, quer mostrar as tradições gaúchas ao filho, que nasceu em Sapiranga.
"É uma festa muito boa para mostrar os costumes das pessoas que nasceram no Rio Grande do Sul, como ele também. Ele é um gaúcho", comentou Destin, referindo-se ao filho.
As tradições de gerações a gerações também são passadas na família do aposentado Renato Manoel da Silva, 72 anos, ao lado da sua esposa, a aposentada Maria Romantina da Silva. No piquete "Trago alento e amizade", ele reuniu a família e amigos em torno do churrasco feito na churrasqueira ornamentada com pimentões verde, vermelho e amarelo, cores da bandeira do Estado.
"Chega a Semana Farroupilha nos reunimos para fazer o churrasco", comentou Renato, diante dos mais de 80 integrantes do piquete que até quarta-feira havia feito mais de 40 churrascos.