Um tempo médio de três horas. Esse é o resultado da desburocratização que ocorreu em Canela, no quesito abertura de empresas, com a implantação da Sala do Empreendedor, junto ao Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica).
Até o 1º semestre de 2022 o processo levava cerca de 67 horas. No entanto, com o pleno funcionamento de espaço, esse tempo foi reduzido para apenas três horas.
Conforme o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, a conquista é reflexo de um esforço conjunto para melhorar a experiência dos empreendedores locais ao lidar com trâmites burocráticos.
“O resultado é um ambiente mais favorável para a criação e o crescimento de negócios, impulsionando a economia do município”, destaca Melo. Com base nos números de abertura de empresas ao longo dos últimos anos, percebe-se uma tendência de crescimento constante. Em 2018, 877 novas empresas foram registradas na cidade e esse número aumentou para 1.167 em 2019. Já em 2022 foi atingida a marca de 1.735 novas empresas.
Os dados mais recentes apontam para a continuidade desse crescimento econômico. Até o mês de julho deste ano, já foram criadas 1.021 empresas. Esse aumento no número de novos registros demonstra o potencial econômico do município e a confiança dos empresários na eficácia das medidas implementadas pela Sala do Empreendedor.
“Essa melhoria substancial no ambiente de negócios também se traduz na redução drástica do tempo de registro de empresas. Uma medida que certamente atrai e incentiva novos negócios na cidade”, projeta o secretário Luciano Melo.
A Sala do Empreendedor de Canela oferece mais de 20 serviços para empresários e empreendedores, como o setor de alvarás, que agiliza ainda mais o processo de abertura de empresas.
O espaço fica na Rua São Francisco, nº 199 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 horas às 16h30. Mais informações pelo telefone (54) 3282-5167.
LEIA TAMBÉM