abc+

Negócios

Teevo conquista selo internacional de compliance e práticas antissuborno

Após conquistar o 13º lugar no ranking de melhores empresas para se trabalhar no país, a empresa gaúcha de Tecnologia da Informação recebeu o reconhecimento ISO 37001

Publicado em: 26/09/2023 às 12h:06 Última atualização: 17/10/2023 às 22h:33
Publicidade

Conteúdo Especial | Núcleo 360

Combater o suborno e garantir a total transparência nos negócios sempre foi prática da Teevo, empresa gaúcha de tecnologia com sede em Novo Hamburgo e Caxias do Sul. No entanto, a partir de agora, a lisura dos negócios realizados pela empresa foi reconhecida internacionalmente. Isso porque a Teevo recebeu, no último mês, o selo ISO 37001 atestando a eficácia do seus sistema de gestão antissuborno. “É uma conquista muito grande. Nos diferencia e nos coloca em um posicionamento diferente nas tratativas de negócios com órgãos governamentais”, destaca Robertson Kieling, diretor de operações da companhia, ao frisar que o selo é uma forma de dizer ao mercado que a Teevo é uma empresa idônea e que preza pelos seus processos.

Concedida pela QMS Certification, uma certificadora internacionalmente respeitada, especializada em sistemas de gestão, a ISO 37001 ainda não é amplamente conhecida, como outros selos de qualidade. “O que reforça ainda mais a sua importância e nos destaca no mercado diante das concorrentes”, observa Kieling.

Marcos Barcarolo e Robertson Kieling, fundadores e diretores da Teevo | Jornal NH



Marcos Barcarolo e Robertson Kieling, fundadores e diretores da Teevo

Foto: Divulgação

Para Elisabete Almeida, gerente comercial e função compliance da Teevo, a conquista permite que a empresa contribua para a construção de um ambiente de negócios mais integro, ético e competitivo. “Fortalecendo a confiança com seus clientes, colaboradores, fornecedores e instituições em geral impulsionando assim o desenvolvimento socioeconômico do país”, pontua, ao lembrar que a ISO 37001 é uma ferramenta de segurança para os governos.

“No contexto da prevenção de suborno e corrupção, ter como prática essencial a análise de riscos, visa identificar os fatores que tornam uma empresa vulnerável a atitudes ilícitas, onde entendemos que a ISO 37001 vem para uma certa blindagem para nossa empresa”, acrescenta. 

Um trilhão de dólares em suborno

O Banco Mundial estima que quantias superiores a US$ 1 trilhão são pagas anualmente em subornos, resultando em desastrosos impactos, tais como a deterioração da estabilidade política, aumentando assim o custo dos negócios e contribuindo para a pobreza.

Em nível global, trata-se de uma barreira significante para o comércio internacional, enquanto que dentro de uma organização, o suborno exerce impacto altamente negativo na motivação dos empregados.

Muitos governos têm tomado medidas para solucionar o suborno através de leis nacionais, bem como acordos internacionais, como o exemplo da convenção das Nações Unidas contra Corrupção, entretanto, ainda há mais a ser feito.

Em documento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), onde o corpo técnico defende a ISO 37001, a entidade destaca que mudanças institucionais e cultura antissuborno nas organizações podem contribuir significativamente no combate ao suborno e complementar as medidas nacionais e internacionais. Confira o documento completo em www.iso.org/iso/iso37001.

O que é a ISO 37001?

É uma norma internacional que define diretrizes para a implementação de um sistema de gestão antissuborno eficaz.

Canal de denúncias da Teevo está disponível

Dentro da sua política antissuborno, a Teevo criou um Canal de Denúncias para o público em geral, tanto interno quanto externo, que garante anonimato e confidencialidade para todas as informações. O canal pode ser acessado pelo site www.teevo.com.br/politica-antissuborno.

Sequência de reconhecimentos

Mesmo sendo uma empresa de tecnologia, a Teevo vem se destacando no seu trabalho com as pessoas. Isso porque, além do seu olhar atento à segurança da informação, ela também enxerga de perto a realidade dos seus quase 50 colaboradores. Foi assim que a empresa gaúcha conquistou, em o selo de Great Place To Work (GPTW) em 2022 e, no mês passado, apareceu no ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil na categoria pequenos negócios. E detalhe: em 13º lugar no ranking.

Sobre a Teevo

A Teevo é uma empresa gaúcha com 12 anos no mercado. Nasceu da fusão de outras companhias com mais de 30 anos de trajetória em TI. Hoje, conta com unidades em Novo Hamburgo e Caxias do Sul. É reconhecida como uma integradora de serviços e soluções de TI para o mercado corporativo e governo, especialista em segurança da informação, suporte, monitoramento, consultoria e projetos de TI, com uma equipe formada por profissionais certificados. Está presente nos mais importantes centros econômicos do Rio Grande do Sul e realiza projetos em todo o território nacional. Atualmente, conta com cerca de 50 colaboradores.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade