O domingo (13) de Dia dos Pais movimentou a 14ª Festa do Café, Cuca e Linguiça de Picada Café, no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn. A temperatura e o dia ensolarado fizeram com que muitas famílias saíssem de casa para aproveitar o último final de semana do evento, que contou com apresentações musicais, chope, artesanato, parque de diversões e até show de humor do Colono Badin.
Foi o que fez Luiz Carlos Ruckert, 43 anos, morador de Picada Café, que decidiu comemorar a data ao lado dos dois filhos na festa da cidade. Eduarda Ruckert, 11, e Jeremias Ruckert, 5, expressavam a felicidade do passeio. De acordo com o filho mais novo, a mãe estava trabalhando, por isso os três decidiram aproveitar juntos. “Tá sendo muito legal”, expressa Eduarda.
A família de Alexandre Wagner, 49, veio de Gramado para prestigiar a festa. “Está muito bom. A gente vem todos os anos”, diz Simone Silva, 48. As filhas Ana Clara Wagner, 14, e Betina Wagner, 9, também demonstraram alegria de estar na companhia do pai.
Mas não foram só os pequenos que marcaram presença na festa. Levi de Lima, 69, estava acompanhado dos três filhos, Rosane Lima, 45, Daniel Oliveira Lima, 41, e Raquel Lima, 42, que saíram de Canoas ainda de manhã para a programação especial junto do patriarca da família. “Decidimos dar uma folga para as panelas hoje. Dar uma arejada”, diz Levi.
Os visitantes almoçaram em Ivoti e depois aproveitaram a tarde de sol no Parque Jorge Kuhn. Levi, que estava acompanhado também dos três netos, genro e nora, diz que ser pai é ótimo e se sente realizado. A filha mais velha, Rosane, fala com orgulho do pai. “Ele é um amor, um vovô e um paizão”, expressa.
Expectativa de público atingida
De acordo com a secretária de Turismo, Indústria e Comércio da cidade, Ivete Galhardo, cerca de 14 mil pessoas passaram pela festa durante os dois finais de semana. “Estamos emocionados. Conseguimos atingir a expectativa do público, com uma programação cultural e gastronômica completa, para casar com a proposta da festa”, destaca.
Para Maristela Tarallo, 56, expositora de cucas pelo terceiro ano consecutivo, avalia positivamente a rotatividade do público. “Foi bastante positivo, com bastante público comprando e visitando o evento”. De acordo com a proprietária da Tarallo’s, de Nova Petrópolis, cerca de 500 cucas foram vendidas. “Os sabores preferidos dos clientes são morango e chocolate, coco, requeijão e goiabada”, afirma.
E como a cuca não era a única atração da festa, as linguiças e os queijos também fizeram sucesso entre os consumidores.
“Vendemos super bem, não esperávamos tanto movimento assim, foi muito mais do que a gente esperava”, conta Katia Andréia Federh, 23 anos, expositora da Salsicharia São Jacó.
LEIA TAMBÉM