O termômetro marcava 33°C, mas a sensação térmica se aproximou dos 40°C na manhã deste domingo (17), em Nova Santa Rita. Ainda assim, o público não decepcionou e lotou as arquibancadas e áreas VIPs do Velopark. O autódromo gaúcho foi a casa da 8ª etapa da Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro.
Antes da corrida, os organizadores prestaram homenagens às vítimas das enchentes que atingiram o Vale do Taquari. O minuto de silêncio respeitado antecedeu o ronco dos motores, levantando os amantes da velocidade que se protegiam como podiam. Eles utilizavam guarda-chuvas, sombrinhas, guarda-sóis e até gazebos eram levados para as arquibancadas.
Na pista, o calor também foi um obstáculo para os protagonistas do dia. Toalhas geladas eram utilizadas para amenizar o abafamento e claro, muita água gelada. No entanto, quando as luzes vermelhas se apagaram, o obstáculo do tempo foi esquecido e o objetivo se tornou um só: a vitória.
Segue o líder
A categoria Pro conta com duas corridas na sequência, ambas com 30 minutos, mais uma volta. E na primeira delas, o show foi gremista. Paranaense de Pato Branco, Gabriel Casagrande torce para o Grêmio e liderou a prova praticamente de ponta a ponta. Campeão em 2021, foi a oitava vitória na carreira e a segunda em 2023, com a conquista e o desempenho tímido de Daniel Serra, Casagrande assumiu a liderança do campeonato de pilotos. Felipe Fraga e Gianluca Petecof fecharam o primeiro pódio do dia. “Temos que ter um bom carro para chegar lá no fim com chances matemáticas. Se chegar assim, na última etapa a gente resolve”, afirmou o líder.
Barrichello mostra que continua em forma
Na segunda prova do dia, o pole-position seria o então líder do campeonato, Daniel Serra, mas por conta de um problema no arranque, sequer participou da corrida. Casagrande, que havia vencido na primeira, terminou na sétima posição.
Já a briga pela vitória aconteceu até a última volta entre Átila Abreu e Ricardo Zonta. Abreu segurou a pressão de Zonta e conquistou o troféu, Zonta ficou em segundo e na terceira posição um interminável Rubens Barrichello. O atual campeão da Stock Car mostrou que continua em plena forma física e técnica. O lugar no pódio garantiu Rubinho na vice-liderança do campeonato, com 21 pontos de desvantagem para Casagrande.
A próxima etapa da Stock Car será na Argentina. Buenos Aires vai receber os pilotos para a 9ª etapa no mês que vem, dia 8 de outubro.