abc+

MUITAS ATRAÇÕES GRATUITAS

Sonho de Natal em Canela terá Papai Noel em descida de rapel e retorno das projeções na Catedral de Pedra

Confira todas as novidades programadas para o evento que inicia em 27 de outubro e segue até 14 de janeiro de 2024

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 11/10/2023 às 12h:12 Última atualização: 18/10/2023 às 21h:13
Publicidade

 Em duas semanas, Canela se transformará para receber o Papai Noel. Vila dos Duendes, presépio na Catedral de Pedra e muitas atrações prometem movimentar a cidade a partir do dia 27 de outubro até 14 de janeiro de 2024.

Programação do Sonho de Natal foi lançado em Canela e contou com Papai Noel



Programação do Sonho de Natal foi lançado em Canela e contou com Papai Noel

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

A programação da 36ª edição do Sonho de Natal foi divulgada em lançamento, no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), na terça-feira, dia 10. Totalmente gratuita, ela promete animar os visitantes, que encontrarão novidades.

Entre elas, está o retorno das projeções mapeadas na igreja, que não ocorrem desde o encerramento do evento natalino, em janeiro deste ano. Na última edição, a Secretaria de Turismo foi afetada por uma fase da Operação Cáritas, da Polícia Civil, que apreendeu um dos projetores que era utilizado nos espetáculos, suspeito de irregularidades nas contratações.

Shows na Catedral

Assim, a partir do dia 10 de novembro, o público encontrará diariamente, sempre às 21 horas, apresentações em frente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a famosa Catedral de Pedra. A projeção mapeada ocorrerá junto da tradicional descida de rapel do Papai Noel, dos altos das torres da igreja.

No dia da estreia, um grande espetáculo é projetado, com as famosas queimas de fogos de artifício, que iluminam a localidade.

A retomada dos shows será válida, conforme o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Gilmar Ferreira, pelo período do Sonho de Natal.

“Definimos que até 14 de janeiro a Prefeitura irá locar e os espetáculos serão feitos pela Secretaria. A partir do encerramento, a fachada poderá ser cedida para a iniciativa privada. Mas os espetáculos de luzes deverão ser garantidos para a Prefeitura na época de Páscoa e Natal”, afirma.

O valor de locação deve ter como referência os 80 dias de 2019 e será atualizado conforme as correções. À época, foram destinados R$ 35 mil. 

Como será a programação

Os espetáculos teatrais e musicais terão mudanças nesta edição do Sonho de Natal. As apresentações passam a ser realizadas no multipalco da Praça João Corrêa, às 20h30, e não mais no interior do Teatro Municipal, o Teatrão. Serão oferecidas 300 cadeiras e o público poderá trocar ingressos por um brinquedo.

“O turista que não estiver avisado, perde os espetáculos. Então a ideia de levar para o multipalco é para dar mais visibilidade”, justifica o secretário Gilmar.

A expectativa é que 2 milhões de visitantes passem pela cidade durante o período. Para atrair esse público, estão previstos: Christmas in Concert, nos dias 28 de outubro e 2 de dezembro; Celebration, em 11 de novembro e 16 de dezembro; O Guardador de Rebanhos, aos Olhos da Mãe, em 18 de novembro e 9 de dezembro; O Som do Vento, nos dias 4 e 25 de novembro; Natal Gaúcho com Shana Müller, em 23 de dezembro.

Ainda, todos os sábados, às 17h30, terão as Estátuas Humanas em frente à Catedral. A Casa do Papai Noel estará aberta, em outubro e novembro, aos finais de semanas e feriados. Já em dezembro, será diária. A Paradinha Noturna ocorre das 20 às 21 horas, no Centro, todas as sextas, com carros de empreendimentos temáticos. Já a Parada de Natal será aos domingos, às 16 horas, a partir de 28 de outubro até 14 de janeiro.

Decoração inspirada em 2010

O projeto de decoração foi apresentado pelo secretário adjunto de Turismo, Wesley Matos. O intuito é que as montagens iniciem na segunda, dia 16.

Programação do Sonho de Natal é lançado em Canela



Programação do Sonho de Natal é lançado em Canela

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Os elementos já devem chamar a atenção desde o pórtico de entrada, que receberá um pinheiro de 19 metros de altura e um Papai Noel fazendo rapel.

Nas rotatórias principais da área central, o arquiteto da Prefeitura, João Bazacas, que idealizou todo o planejamento, projetou um conceito de pequenas vilas, onde à noite os locais receberão jogos de luzes e sombras.

A Praça João Corrêa voltará a abrigar a Casa do Papai Noel, e terá a Vila dos Duendes. Ainda, junto à Central de Informações, haverá o trem do bom velhinho com nove renas.

Na Felisberto Soares, a decoração de 2010 será revivida. “Com figuras, laços, bengalas de Noel.”Revendo fotos, vimos que essa é uma das mais lembradas pelos turistas”, justifica Wesley.

Junto à Paróquia, haverá um presépio, de 14 metros de largura. Ainda, as Avenidas Osvaldo Aranha e Júlio de Castilhos terão 20 e 40 pinheirinhos, respectivamente, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), onde empresários, comerciantes e famílias do município poderão decorar as árvores. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade