Após ser adiado duas vezes pelas previsões de chuva, o sábado (14) ensolarado marcou a primeira edição do Agite Portão. Promovido pelo Grupo Sinos, o evento ocorreu das 13 às 20 horas, na Rua 9 de Outubro, no Centro de Eventos, com entrada franca e atrações para toda a família: gastronomia, expositores de produtos variados, área kids e música, com a presença do Pagode do Brilha, Camila com voz e violão, e Grazi Andriotti e trio.
Durante todo o dia, moradores da cidade e visitantes de idades variadas chegaram com cadeiras, chimarrão e pets. A coordenadora de Eventos e Projetos Especiais do Grupo Sinos, Larissa Cavalheiro, ressalta a importância da iniciativa: “Portão faz parte da área de cobertura do VS e foi nossa estreia com eventos na cidade”. “Para 2024 traremos novos projetos para estarmos cada vez mais próximos da comunidade.”
Para o coordenador de cultura e turismo de Portão, Isaque Mattos, eventos como o Agite democratizam o acesso, com programação variada. “Adorei o formato do Agite, pois Portão precisa de mais eventos de rua. Temos tentado trazer programas diferentes e de fora”, avalia. “Portão está em desenvolvimento e essa parceria com o Grupo Sinos, que já tem experiência na realização de eventos e divulgação, evidencia ainda mais nossa cidade. A administração preza por trazer atrações para todos os públicos, como os shows diversos.”
Coordenadora de Marketing e Responsabilidade Social da Unimed Vale do Sinos, Anelise Cornelius, afirma que promover ações integradas e diversas é relevante para o município e moradores. “Temos uma unidade em Portão, e foi bem importante estar em parceria com o jornal e a prefeitura no Agite, se aproximando cada vez mais da comunidade. É necessário trazer ações, informações de saúde, gastronomia e diversão para as crianças. É um evento para toda a família”, destaca.
O Agite Portão contou com apresentação da Sicredi Pioneira, patrocínio máster da Unimed VS, apoio da Lauer Consórcios e Cia do Chopp, promoção do Jornal VS e Rádio ABC 103.3, e realização do Grupo Sinos e Prefeitura de Portão.
Diversão e convívio familiar
De São Leopoldo, a servidora pública Cristiane Maria Hillesheim, que já participou do Agite em outras cidades, não perdeu a chance de aproveitar o de Portão. “Já conhecia o Agite em São Leopoldo, soube dessa edição pela internet e convidei uma amiga para vir. É um evento familiar, onde podemos tomar chimarrão, ter conversa com os amigos, curtir um show, a gastronomia, e estar ao ar livre”, pontua.
Moradora de Portão, a costureira Jaqueline Juchem levou toda a família para um sábado divertido. “Acompanhamos o Agite em outros lugares, fomos em Novo Hamburgo. É um ambiente familiar, podemos trazer nossas filhas, explorar as opções de artesanato e curtir a boa música”, ressalta.
O marido de Jaqueline e funcionário público estadual, Samuel Juchem, concorda com a afirmação: “É um evento muito bom para trazer a família, as meninas podem olhar o que desejam e caminhar em segurança. Gostamos muito”.
As filhas do casal, Pyetra, 15 anos, e Yasmin, 13, também aprovaram a programação. “Foi muito legal, o que mais me chama atenção é a música, os expositores, os biscuits e as roupas. E podemos encontrar amigos, famílias, conhecer outras pessoas”, avalia Pyetra. A irmã Yasmin também enfatizou a importância de ações como essa: “Achei muito legal. Gosto das músicas, de ver a feira e as lojas”.
Residente em Portão, a analista financeira Angela Grasiela do Nascimento, contou que costuma levar a filha Milena, 5 anos, para passear e brincar na pracinha, soube por acaso do Agite e decidiu participar. “Gostei bastante, achei bem legal. As iniciativas em Portão são muito interessantes, sempre há coisas diferentes para fazer”, afirma. Além disso, Angela não deixou de incluir suas adoráveis doguinhas, Paçoca, 10 meses, e Cacau, 6 meses, na diversão familiar.
LEIA TAMBÉM