A previsão de chuva fez com que cidades como Dois Irmãos, Campo Bom e Novo Hamburgo cancelassem os desfiles de 20 de setembro. Porém, o sol apareceu nesta manhã e marcou presença nos eventos em comemoração ao Dia do Gaúcho.
Nesta quarta-feira (20), o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Garrão da Serra, em Morro Reuter, teve seu último dia de programação da Semana Farroupilha. Para 20 de setembro, dia que se recorda o início da Revolução Farroupilha, o CTG realizou uma cavalgada em torno do centro da cidade es em seguida, os cavaleiros buscaram as mulheres e seguiram até a Igreja Imaculada Conceição, onde ocorreu a missa crioula.
“Para nós é importante celebrar a missa crioula, pois é uma oportunidade de levar o tradicionalismo para mais pessoas e orar e agradecer”, diz a patroa do CTG Garrão da Serra, Dirce Schneiders.
Segundo a integrante do CTG Marlice Outeiro, 45 anos, estar presente na Semana Farroupilha é manter viva a tradição e lembrar de todos que perderam a vida em 10 anos da guerra da Revolução Farroupilha. “Tenho dois filhos que desde sempre participam e gostam de estar juntos. Minha filha adora competições de tiro de laço e participar desses momentos é fortalecer a família”, conta Marlice.
Após a missa crioula, o CTG recepcionou as famílias integrantes e comunidade para um almoço campeiro seguido de apresentações artísticas. “O forte do nosso CTG é as apresentações das invernadas, tanto mirim, juvenil e adulto e não poderíamos terminar os festejos farroupilhas de outra maneira”, declara a patroa.
Mesmo quem não participou da missa, mas passava pela Igreja no momento da chegada do CTG, se encantou com os cavaleiros levando a tocha, a imagem de Nossa Senhora Aparecida e bandeiras e lenços, itens que remetem ao tradicionalismo e a guerra dos Farrapos.
“Participar da missa crioula é sempre uma emoção, porque é uma tradição que deveria ser compartilhada com mais pessoas”, diz a recepcionista Solange Boll Wickert, 50.
A sobrinha de Solange, a pequena Mariana, 4, estava encantada com a gauchada. “É a primeira vez que ela vem na missa assim e está encantada”, conta Solange. Mariana com olhinhos curiosos disse que gostou de ver os cavaleiros e que queria andar a cavalo.
MORRO REUTER????
Integrantes do CTG Garrão da Serra desfilaram até a igreja, onde ocorre a missa crioula.
Vídeo: Carla Fogaça/GES-Especial pic.twitter.com/21pTQjzxRE
— Jornal NH (@jornalnh) September 20, 2023
TAQUARA????
LEIA TAMBÉM
Na manhã desta quarta-feira (20), sete bandas marciais se reuniram na Rua Júlio de Castilhos. Cavalarianos de CTGs da região também participaram da ação com destino à sede campestre do CTG Fogão Gaúcho.
Vídeo: Susi Mello/GES-Especial pic.twitter.com/mveOsBB4Ug
— Jornal NH (@jornalnh) September 20, 2023
FERIADO FARROUPILHA????
Desfile em Taquara marca a manhã de quarta-feira.
Vídeo: Susi Mello/GES pic.twitter.com/z0rOhZP3dP
— Jornal NH (@jornalnh) September 20, 2023
Desfile também movimentou o Vale do Paranhana
O dia 20 de setembro, em referência à Revolução Farroupilha, ficou marcado pela solidariedade este ano. Em Taquara, segundo a organização do 15º Festejos Farroupilhas do Paranhana, alimentos, roupas, fraldas e produtos de limpeza lotaram a caçamba de um veículo saveiro.
A arrecadação ocorreu antes e durante a Cavalgada do Bem, com a participação de aproximadamente 400 cavaleiros no desfile Farroupilha, que passaram por ruas principais do município, pela Praça Marechal Deodoro e retornaram à sede campestre do CTG O Fogão Gaúcho onde teve a extinção da Chama Crioula.
O vice-patrão geral do CTG O Fogão Gaúcho, Emerson Mozart Marins, explica que a parte fundamental da Cavalgada do Bem foi proporcionar um pouco de ajuda ao povo que sofreu o desastre climático fora do comum no Vale do Taquari.
“Tudo o que pudermos arrecadar e agregar para eles é muito importante. O fundamental neste 20 de setembro é saber que estamos ajudando alguém e não deixar passar a data tão significativa para tradicionalistas e eu, como cidadão negro, não deixar de lembrar do massacre dos porongos, de tudo o que a gente viveu, nossos antepassados viveram”, declarou.
A prefeita Sirlei Silveira ressaltou que Taquara está muito presente no Vale do Taquari. “A prefeitura está disponibilizando transporte para todos que vão para lá e mandou mais de seis caminhões de doações. Isso é muito presente no gaúcho: a solidariedade”, frisou.
Antes do desfile Farroupilha dos cavalarianos, sete bandas marciais do município apresentaram-se na Rua Júlio de Castilhos, já que não houve o desfile de 7 de setembro. A prefeita Sirlei Silveira elogiou a apresentação e destacou que é um reconhecimento ao trabalho feito por elas no decorrer deste ano.
O auxiliar administrativo, Guilherme Kelsch, 31, assistiu ao desfile e manteve o olhar sobre o filho, Lucca Kelsch, 2, que também atraiu olhares do público. É que o guri, vestido a rigor para a data, circulava com seu cavalinho de madeira, chamando atenção por onde passava.
Ao longo da Júlio de Castilhos, as vestimentas tradicionalistas estavam presentes no público, demonstrando o amor ao Rio Grande do Sul. Foi assim com um casal de moradores de Taquara, Pâmela Roos, 22, que trabalha em assistência social , e Iago Thomaz, 26, auxiliar de instalação de piscinas. “Gostamos de ver a tradição, participamos de rodeio e viemos prestigiar o desfile”, comentou Pâmela.
Celebração em Dois Irmãos
A Associação Cultural de Tradições Gaúchas (ACTG) Portal da Serra teve um dia cheio de atrações. Já na manhã cedinho do Dia do Gaúcho, uma equipe começou os preparativos para o almoço do feriado, onde foi servido churrasco com todos os acampamentos. Às 8h30, uma roda de chimarrão fez parte da programação e no meio da manhã o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, foi homenageado.
Para o prefeito receber o convite para ser homenageado foi uma honra. “Foi inesperado e fiquei bem feliz, porque tenho o maior respeito por esse grupo de tradicionalistas que temos no município. Pessoas que trabalham, vestem a pilcha e cultivam a tradição o ano todo e na Semana Farroupilha se engajam ainda mais para levar as tradições para a comunidade”, declara Meneghetti.
O prefeito ainda reforçou não só a doação do ACTG pela tradição, mas também pelos atingidos da enchente no Vale do Taquari. “Só daqui saiu um caminhão médio de cargas para doações que foram coletadas na Semana Farroupilha. Nem tudo levamos para a região, pois estamos esperando o sinal verde deles para levarmos os itens doados”, explica Meneghetti.
O último dia de festejos farroupilhas ainda contou com baile conduzido pelo gaiteiro Luciano Camargo. “Foi muito positivo para nós essa semana, tivemos bastante participação do pessoal. Ainda é um ano devagar, até pelos reflexos da pandemia, mas foi muito bom, só temos a agradecer”, acrescenta a patrona do Portal da Serra Cristiane Fruhling Wagner.