A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu neste sábado (15) um alerta para o risco de inundação no Rio dos Sinos, que está em elevação entre Campo Bom e São Leopoldo. A vigência é até as 9 horas de domingo (16). Rios da região subiram após um ciclone extratropical atingir o Estado na última quinta-feira (13).
Em Campo Bom, o nível do Sinos estava em 6,97 metros às 17h30 deste sábado. O rio tem subido, em média, dois centímetros por hora, segundo a prefeitura. Nesta manhã, a régua marcava 6,8 metros. O rio é monitorado na cidade desde a passagem do ciclone. Na tarde de quinta, o rio chegou a marca de 6,07 metros. Já na manhã de sexta-feira, chegou a 6,39 metros.
Conforme a prefeitura de Campo Bom, o rio precisaria chegar a 7,20 metros para atingir as residências localizadas nas proximidades. Porém, a prefeitura diz que a Defesa Civil está em alerta e acredita que não chegará a inundar.
“Estamos atentos e monitorando o Rio dos Sinos, esperamos que ainda na noite deste sábado a água pare de subir. Mesmo assim, nossas equipes estão prontas caso o rio suba acima do esperado”, destaca o prefeito Luciano Orsi.
Situação em Novo Hamburgo e São Leopoldo
João Batista Neves, de 40 anos, ficou preocupado na tarde deste sábado ao notar que havia água saindo dos bueiros da Rua Bruno Werner Storck, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Ele relata que chamou a Defesa Civil do município, que o informou que a situação estava sendo monitorada.
Segundo a prefeitura de Novo Hamburgo, a régua marcava 6,32 metros às 7 da manhã. No fim da manhã, chegou a 6,34 metro e, à tarde, a 6,35 metros.
Em São Leopoldo, o nível do rio subiu 17 centímetros entre o meio-dia e o início da noite deste sábado. De acordo com a Defesa Civil, às 18h30 o Sinos estava em 4,49 metros na cidade. Para causar inundações, a teria que registrar ao menos 5,10 metros.
LEIA TAMBÉM