Há mais de um ano desempregado, Anderson Lemes, 23 anos, foi esperançoso na manhã de terça-feira (18) na agência do Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social/Sistema Nacional de Emprego (FGTAS/Sine) em São Leopoldo em busca de uma oportunidade para se recolocar no mercado de trabalho. O jovem, que tem síndrome de down, aproveitou uma ação especial da agência leopoldense, que ofertou mais de 100 vagas para pessoas com deficiência, para entregar currículos em diferentes empresas.
“Ele trabalhava na produção de uma fábrica e foi demitido junto de outros colegas durante a pandemia. Ele quer muito conseguir uma nova oportunidade. É muito bom, além de ajudar em casa com o salário, o trabalho para ele é importante, faz ele sair de casa, conhecer novas pessoas”, comenta a mãe de Anderson, a empregada doméstica Claudete Lemos, 44.
De acordo com a coordenadora do Sine leopoldense, Taís Cabral, a ação promovida nesta terça-feira (18) serviu de preparação para uma maior, que deverá ocorrer no mês que vem, quando anualmente as agências de todo o Estado realizam mutirões voltados para atender PCDs. “Muitas pessoas acabam se dirigindo até Porto Alegre em busca de vagas , sendo que aqui na região temos várias empresas que nos ligam pedindo fichas e cadastros em busca de candidatos”, explica.
Conforme ela, foram ofertadas 138 vagas para cargos como assistente administrativo, analista de negócios, auxiliar de produção, auxiliar de logística, vendas e servente de obras. Representantes de seis empresas estiveram no local realizando as entrevistas com os interessados nas vagas. Muitos candidatos puderam sair da agência já empregados.
Líder administrativa do Senac São Leopoldo, Amanda Carvalho esteve no Sine ofertando uma vaga para auxiliar administrativo na agência de São Leopoldo. Dentre os candidatos interessados, a maior parte, segundo ela, não preenchia o pré-requisito da escolaridade.
“É uma vaga que até não exige experiência, mas é necessário ter ensino médio”, diz. Para ela, ações como esta realizada pelo Sine trazem benefícios tanto para o candidato que busca uma colocação, quanto para a empresa, que procura por colaboradores. “Para o trabalhador é uma oportunidade de crescimento profissional, já para a empresa, muito mais que cumprir a cota prevista em lei é importante ampliar a visão, promover a inclusão”, diz.
A agência do Sine de São Leopoldo está localizada na Rua Independência, 490, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags