Uma verdadeira imersão sobre as melhores práticas e tendências do setor de Recursos Humanos. Essa foi a síntese da primeira edição do Simpósio de RH Unimed VS, que ocorreu ontem à tarde no Swan Novo Hamburgo, e reuniu mais de 300 profissionais da área. Foram mais de quatro horas de informações sobre medicina, segurança do trabalho e legislação.
Realizado pela Unimed Vale do Sinos em parceria com o Grupo Sinos, o encontro contou com três palestrantes de peso: Roque Puiatti, auditor de Compliance e gestão de SST; o médico e perito judicial Cristopher Celintano Pineiro; e Anésio Bohn, advogado e especialista em Recursos Humanos.
De acordo com o superintendente de Mercado da Unimed VS, Ronaldo Liota, essa foi a primeira edição de muitas. “Já temos um novo encontro marcado em 2024”, garantiu.
Temas em destaque
Primeiro a falar, Roque Puiatti destacou como fundamental o trabalho conjunto e articulado da empresa entre o RH (ou escritório contábil) e a área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), seja ela interna ou por prestador de serviço em SST. “Para evitar passivos futuros”, frisou. Sobre o e-Social SST, ele alertou para a qualidade das informações geradas e enviadas para o governo. “Problemas com as informações podem impactar em penalizações para a empresa”, observou.
O segundo palestrante a subir no palco foi o médico e perito judicial Cristopher Celintano com o tema Burnout, a Síndrome do Esgotamento Profissional. Ele destacou o que caracteriza a síndrome e quais as diferenças com outros quadros como ansiedade ou depressão. “É um esgotamento mental e físico associado ao trabalho. Não é o estresse no trabalho causado por preocupações pessoais ou familiares. É algo relacionado ao trabalho, ao desajuste com a situação de estresse do trabalho”, explica.
O responsável por fechar a primeira edição do Simpósio de RH foi o advogado, palestrante e integrante da Nazário e Nazário Advogados Associados, Anésio Bohn, que falou sobre eventos e reclamatória trabalhista no e-Social.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags