abc+

HOMENAGENS

Secretaria de Turismo de Canela lança projeto Reconhecendo uma Alma Humana

Atividade desenvolvida pelo Departamento de Cultura visa destacar e honrar as pessoas que causaram um impacto significativo na cultura local

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 23/08/2023 às 12h:11 Última atualização: 18/10/2023 às 17h:18
Publicidade

A Secretaria de Turismo e Cultura de Canela lançou na terça-feira (22) o projeto Reconhecendo uma Alma Humana. A iniciativa é do Departamento de Cultura e tem como objetivo destacar e honrar as pessoas que causaram um impacto significativo na cultura local.

Silvana Patzinger recebe homenagem do projeto Reconhecendo uma Alma Humana



Silvana Patzinger recebe homenagem do projeto Reconhecendo uma Alma Humana

Foto: Rita Souza/PMC/Divulgação

“Nosso intuito é valorizar os talentos e as realizações da nossa comunidade. O projeto busca identificar e homenagear os indivíduos que têm contribuído de forma notável para o enriquecimento cultural da região”, diz a idealizadora da atividade Solange Aguiar, integrante da equipe.

Por meio de indicações da própria comunidade, especialistas em cultura e comissões formadas por membros da Prefeitura, serão selecionadas as personalidades que serão reconhecidas por seus feitos e impacto cultural.

“O projeto tentará abranger diferentes categorias nas diversas manifestações culturais presentes no município, como artes plásticas, literatura, dança, teatro, música, gastronomia e patrimônio histórico. Através de eventos, exposições e publicações, a prefeitura destacará as trajetórias e as realizações dos homenageados, aproximando a população do valioso legado cultural que eles deixaram para as futuras gerações”, comenta o diretor de Departamento da Cultura, Moisés de Souza. 

Como primeira homenageada deste evento, Silvana Patzinger, Kuka, moradora da região e que desempenhou um trabalho de extrema importância na indústria cinematográfica brasileira.

Com um olhar sensível e uma mente criativa, Silvana auxiliou a produzir documentários e curtas-metragens que exploravam temas sociais relevantes e histórias emocionantes da região sul do Brasil. Seu trabalho capturava a essência da cultura e das tradições gaúchas, proporcionando uma visão única e autêntica dessa rica parte do País.

Logo, as produções começaram a chamar a atenção de festivais de cinema, tanto nacionais quanto internacionais. Os filmes dos quais ela participou foram selecionados para exibição em importantes eventos do ramo, onde receberam elogios da crítica e do público. As temáticas abordadas nas obras, aliadas à sua habilidade, destacaram Silvana como uma das figuras importantes do cinema brasileiro contemporâneo.

A trajetória de Kuka Patzinger pode ser conferido em uma exposição no Espaço Nídia Guimarães, até 31 de agosto, das 9 horas às 17h30. A mostra dos trabalhos tem a curadoria de Nonô Joris.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade