Ocorre nesta sexta-feira (29), das 9h às 14h30, no Ginásio Municipal Celso Morbach (na Avenida D. João Becker, 313, Centro), o 1º Feirão de Empregos de São Leopoldo. As atividades serão direcionadas para quem está à procura de uma vaga de trabalho, através de uma aproximação entre candidatos e empresas – algumas delas, farão entrevistas na hora, no local. Além disso, instituições de ensino participarão da atividade, oferecendo cursos e bolsas de estudo.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), em parceria com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e o Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Qualificação
Titular da Sedettec, Juliano Maciel disse que a ação surgiu após conversa junto ao secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor, e o diretor-presidente do FGTAS, José Scorsatto, que falou sobre os feirões realizados em outras cidades. “Construímos junto com as entidades e estamos fazendo esse primeiro feirão para depois, quem sabe, estabelecer um cronograma anual, de eventos assim talvez duas ou três vezes por ano”, comentou Maciel, agradecendo a parceria com o FGTAS.
O secretário salientou também a importância da ação para oportunizar vagas a quem quer voltar ao mercado de trabalho ou está em busca do primeiro emprego, além da possibilidade de se inscrever em cursos que serão oferecidos. “Para quem está procurando qualificação, o Senai, por exemplo, vai estar presente pra divulgar o Qualifica Indústria. Então, mesmo pra quem não está procurando emprego, mas quer se qualificar o feirão é uma boa oportunidade”.
Cursos e serviços também no local
Além das vagas, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Sedhu) estará no local para a confecção dos cartões de estacionamento para as Pessoas com Deficiência (PcDs) e idosos. Uninter e Senai oferecerão cursos e bolsas de estudo. E o Senac promoverá atividades com óculos de realidade virtual e divulgará vagas para o Fecomércio.
Oferta de mais de 100 vagas já estão confirmadas
Segundo a coordenadora do Sine São Leopoldo, Taís Marques Cabral, até ontem cinco empresas, além do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), já estavam confirmadas no feirão, totalizando mais de 100 postos de trabalho que devem ser oferecidos.
As vagas são, principalmente, para auxiliar de produção, construção civil, repositor, açougueiro, operador de empilhadeira, montador de móveis e marceneiro. A maioria delas não pede experiência, e exige apenas o Ensino Fundamental Completo.
“O evento é aberto ao público geral, e para os interessados em se candidatar às vagas, é necessário um documento de identificação com CPF e comprovante de residência, que não precisa estar no seu nome”, ressaltou Taís, destacando que além das oportunidades de vagas de empregos, serão disponibilizados outros serviços para população.
“Lembrando que haverá vagas com entrevistas imediatas e vagas para um contato posterior. Portanto o candidato deverá ir apresentável e com documentação atualizada para não perder a oportunidade de sair com um emprego engatilhado”, recomendou.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags