CHUVARADA

São Leopoldo registra 45 milímetros de chuva em 24 horas nesta terça-feira

Volume expressivo causou alagamentos e suspensão de atendimento em quatro postos de saúde

Publicado em: 26/09/2023 17:48
Última atualização: 18/10/2023 20:07

De acordo com a Defesa Civil de São Leopoldo, o município atingiu 45 milímetros de chuva em 24 horas, na manhã desta terça-feira (26). O temporal com vento e o expressivo volume em tão pouco tempo causou quedas de árvores, alagamentos pontuais por ruas e avenidas, erosões e suspendeu serviços de saúde.

Vistoria e limpeza na Casa de Bombas da João CorrêaThales Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo
Vistoria e limpeza na Casa de Bombas da João CorrêaThales Ferreira/Prefeitura de São Leopoldo

O secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, acompanhado do diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Geison Freitas, e do vereador Alessandro Camilo da Silva, o Lemos, vistoriou a Casa de Bombas da Avenida João Correa. no bairro Vicentina, e junto com o secretário de Obras e Viação Geraldo Passos, o bairro Santo André, onde o Arroio Kruze transbordou.

“Pela orientação do prefeito Vanazzi, nossas equipes estão atuando para ajudar a população. Esperamos que a chuva pare por algumas horas para que o sistema volte ao normal em curto espaço de tempo. A chuva impactou ruas e avenidas como, por exemplo, na Avenida João Correa e moradores dessa região. Não há sistema de drenagem que dê conta de um volume tão forte em tão pouco tempo”, justificou Spolaor. “E cabe frisar que nosso sistema de bombas está em pleno funcionamento, tanto que poucos minutos após as chuvas, mesmo com imenso volume de lixo retirado dos locais, as águas já baixaram”, complementou.

Sistema opera 24 horas, diz Semae

O diretor-geral do Semae, Geison Freitas, destacou o trabalho das equipes. “Nosso sistema opera 24h de forma permanente com equipes preparadas e realizando o seu trabalho de forma exemplar. A água do arroio está baixando, este é o significado de uma casa de bombas, mas com o acúmulo de chuva em tão pouco tempo, não há sistema de drenagem que dê conta. Estamos com nossas equipes trabalhando fazendo a limpeza do acúmulo de lixo e trabalhando também para drenar a água da cidade”, afirmou.

UBSs tiveram atendimentos suspensos

Com as fortes chuvas e o alagamento de algumas ruas, as unidades básicas de saúde Trensurb, Santo André, Paim e Vicentina tiveram os atendimentos suspensos e as equipes foram deslocadas para reforçar o atendimento nas demais unidades.

As aulas seguem normalmente na rede municipal e cada escola tem liberdade de avaliar situações pontuais de manter as atividades ou não.

Rua Independência, no Centro de São Leopoldo, alagou nesta terça-feira (26)Cristiano Lopes/Especial
Alagamentos na Rua Independência - 26.09Cristiano Lopes/Especial
Alagamento Estrada do QuilomboDivulgação

Contatos em caso de emergência

O nível do Rio dos Sinos, às 16h, registrava 4,58 metros e seguia em elevação na régua de medição instalada na Rua da Praia. Com isso, o status é de alerta, com início da inundação da Rua da Praia, no bairro Rio dos Sinos, e Rua das Camélias, no bairro Pinheiro, de acordo com o Plano de Contingência para Inundações (Placon).

Em caso de emergência, a Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones: (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasRSSão Leopoldo
Matérias Relacionadas