abc+

CHUVARADA

São Leopoldo contabiliza 80 milímetros de chuva e nível do Rio dos Sinos passa de 3 metros

Apesar do volume, prefeitura diz que não houve registro de danos significativos na cidade

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 04/09/2023 às 15h:34 Última atualização: 18/10/2023 às 18h:17
Publicidade

São Leopoldo registrou 80 milímetros de chuva em pouco mais de 24 horas. Mesmo com volume acima da média, conforme a prefeitura leopoldense, não foi registrado nenhum dano significativo. O resultado das ações e mensuração dos incidentes foram apresentados numa reunião convocada pelo prefeito Ary Vanazzi, que ocorreu na manhã de segunda-feira (4).

Nível do Rio dos Sinos chegou a 3,08 metros em São Leopoldo



Nível do Rio dos Sinos chegou a 3,08 metros em São Leopoldo

Foto: Fabiano Camargo/Defesa Civil São Leopoldo

O nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo chegou na marca de 3,08 metros, de acordo com apontamento da Defesa Civil leopoldense. Dessa forma, conforme disposto no Plano de Contingência se mantém o nível de observação, sem riscos e sem requerer atenção especial. “(O rio) Deve continuar subindo, inclusive depois de parar a chuva, por mais uns dias”, destacou o coordenador técnico da Defesa Civil municipal, Fabiano Camargo, ponderando que ainda não vê risco de enchente no município.

De acordo com a prefeitura, não há pontos críticos de alagamentos e nenhuma família desalojada. Nos municípios da região, também não foram registradas ocorrências até o momento.

Equipes de sobreaviso

Vanazzi destacou que as ações realizadas pela prefeitura e pelo Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) estão garantindo que não ocorram alagamentos, nem falha nas casas de bombas. “Nosso trabalho teve como base a análise constante da previsão do tempo com emissão de orientações para a população. Além disso, mantemos equipes das secretarias municipais de sobreaviso”, explicou.

O diretor-geral do Semae, Geison Freitas, também reforçou a atuação constante da manutenção da casa de bombas. “Na Casa de Bombas da João Corrêa, quatro bombas responsáveis pela drenagem do canal estão em pleno funcionamento. Durante a madrugada, pelo período de 1h, cinco entraram em operação. Em 2017, apenas duas bombas funcionavam no local. Os equipamentos garantem a capacidade de vazão de 17.500 litros por segundo”, explicou.

Emergência

Em caso de ocorrências causadas pelas intempéries, a Defesa Civil de São Leopoldo atende pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal (GCM), e 193 do Corpo de Bombeiros Militar. Também ficam disponíveis os telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade