Atualizar o calendário básico do Programa Nacional de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Este é o objetivo da Campanha de Multivacinação lançada no Estado no último dia 14 de outubro e que terá o seu Dia D neste sábado (21). A campanha segue até o dia 28, oferecendo 16 imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Para a organização da campanha deste ano, 37 profissionais da secretaria Estadual da Saúde (SES) participaram de uma oficina de capacitação do Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), realizada pelo Ministério da Saúde.
Estiveram presentes profissionais do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), Coordenadorias Regionais de Saúde e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).
Estratégia
Na região, a preocupação é com a baixa na cobertura vacinal principalmente dos adolescentes, que se intensificou nos últimos anos durante o período de isolamento por conta da pandemia e também com alguns movimentos antivacina.
Em São Leopoldo, no dia D, estarão abertas, das 9 às 16 horas, 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, o ônibus da saúde, acompanhado da Unidade Móvel de Vacinação estará na comunidade do Morro do Paula, na Estrada João Mello, em frente à Igreja Evangélica.
Além da vacinação, o município leopoldense também vai disponibilizar consultas preventivas de saúde e agendamentos de mamografias para as mulheres em todas as Unidades Básicas de Saúde. “Essa ação de sábado, será um Super Sábado produzido pela a Secretaria de Saúde, para atenção dos cuidados das mulheres e do Dia D de vacinação”, afirmou a secretária de Saúde leopoldense, Andreia Nunes.
Em Sapucaia do Sul, sete unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e quatro UBSs abrirão sábado das 8 às 17 horas. Também serão disponibilizadas equipes de saúde na Praça General Freitas e na Ocupação Mariele.
Indo até nas escolas
Para atingir um número maior, especialmente desta parcela do público, a Secretaria da Saúde de Esteio traçou a estratégia de ofertar a imunização nas escolas. “Estamos indo até as instituições de Ensino Fundamental durante o dia vacinando os adolescentes, principalmente com a meningo, ACWY e HPV, que a gente sabe que as coberturas estão em baixa, e nas escolas de Educação Infantil, das 17 às 19 horas”, explica a enfermeira e coordenadora do Centro de Vigilância em Saúde de Esteio, Taine Tuziane Fischborn Andriolla.
Segundo Taine, no dia D nove UBSs de Esteio abrirão das 8 às 17 horas para atender a comunidade. “É de suma importância manter a cobertura das vacinas do calendário de imunizações, pois somente assim, garantimos proteção contra estas doenças. As vacinas são seguras e trazem muitos benefícios, protegem não somente quem recebe a vacina, mas também todos ao seu redor. Uma pessoa não vacinada está suscetível a ficar doente e transmitir a doença”, frisa Taine.
As prefeituras destacam que todas as vacinas da campanha de multivacinação são disponibilizadas o ano todo nas salas de vacina dos municípios.
Leve a caderneta
A orientação do Cevs, por meio da Seção de Imunizações da Divisão de Vigilância Epidemiológica, é que os pais ou responsáveis levem a caderneta da criança ou adolescente para que no momento da vacinação, um profissional da UBS avalie a necessidade de quais vacinas deverão ser aplicadas.
Onde buscar pela vacinação no Dia D
Esteio
UBS Centro, UBS Caic, UBS Claret, UBS Cruzeiro, UBS Novo Esteio, UBS Padre André Carbonera, UBS parque do Sabiá, UBS Planalto, UBS Votorantim.
São Leopoldo
UBSs Cohab Feitoria, Cohab Duque, Paim, Materno Infantil, Padre Orestes, Vila Brás, Vicentina, Campina, Rio Branco, Santo André, Scharlau, Trensurb, Madezatti, Imigrante, Parque Mauá, Rio dos Sinos, São Cristóvão, Santos Dumont e Centro do Idoso.
Sapucaia do Sul
ESF Boa Vista, ESF Carioca, ESF Colina Verde, ESF Jardim América, ESF João Barro, ESF Terra Nova, ESF Primor, UBS Greiss, UBS Centro, UBS COHAB Blocos, UBS Nova Sapucaia.
Serão ofertadas as seguintes vacinas do Calendário Nacional de Vacinação:
– BCG (tuberculose)
– Hepatite A (hepatite A)
– Hepatite B (hepatite B)
– Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, bactéria Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B)
– Pólio oral (poliomielite)
– Pólio inativada(poliomielite)
– Rotavírus (rotavírus)
– Pneumo 10 valente (doença pneumocócica causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae)
– Meningo C (meningite)
– Febre amarela (febre amarela)
– Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
– Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
– Varicela (varicela)
– dT (difteria e tétano)
– dTpa (difteria, tétano e coqueluche)
– Meningo ACWY (meningite)
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags