A 2ª Ruralfest encerrou já projetando um evento ainda maior no ano que vem. Em Estância Velha, a sede do Clube Esportivo Recreativo e Cultural (Cerc) Chimarrão esteve movimentada desde sexta-feira até domingo (30), durante a segunda edição do evento que destaca o setor primário do município.
Com atrações de lazer para as famílias, além de opções de comércio e gastronomia, a feira deu visibilidade para agroindústrias e produtores rurais de Estância Velha e da região. O público movimentou os espaços dento e fora do pavilhão, onde havia comercialização de produtos e apresentações artísticas.
O espaço das agroindústrias da Ruralfest funcionou não só como balcão de vendas, mas também como vitrine. Produtores como Roberto Rohr, de Picada Café, que participa de feiras como Expointer, Afubra e Expodireto, aproveitou a Ruralfest para ampliar o mercado de seus chás, geleias e biscoitos feitos à base de produtores orgânicos. “As feiras são como vitrines, porque muitas vezes é estando em eventos como este que conseguimos fechar outros negócios adiante”, comenta.
Para produtores rurais de Estância Velha, foi uma oportunidade para se aproximar ainda mais de seus clientes e estreitar relações. Produtor rural no Campo Grande, Neori Abreu está ampliando os negócios. Agora, além de plantar e colher, ele processa os alimentos. “Estou começando com uma agroindústria, fazendo chips de batata-doce, banana e aipim”, conta o agricultor, que participou já pela segunda vez ao lado da família, a esposa Maria Sônia Abreu, o filho Juliano Abreu e a nora Marcieli Berghan.
Com produtos feitos especialmente para a feira, a produtora rural Rosângela Cristina de Oliveira reconhece que a Ruralfest é uma iniciativa importante para o setor primário do município, uma vez que dá visibilidade ao trabalho no meio rural do município. “Valoriza os agricultores locais”, afirma Rosângela, que também é presidente do Sindicado e da Associação dos Trabalhadores Rurais de Estância Velha.
A primeira edição no ano passado foi considera um “teste”, segundo o prefeito Diego Francisco, que já projeta o evento do ano que vem. “Para o ano que vem, a proposta é aumentar ainda mais tanto a feira, quanto a agroindústria e também o número de animais e atrativos sempre pensando em ser gratuito”, anuncia o prefeito, ao mencionar que esta segunda edição já ampliou as opções de expositores em relação ao ano passado.
“A feira nasceu para ser da agroindústria familiar, para mostrar os produtos, os produtores rurais e também exposição de animais. Este ano colocamos o comércio junto, para mostrar produtos da cidade, empresas de Estância Velha, com atrativos para família”, destaca.
LEIA TAMBÉM