abc+

SEGURANÇA PÚBLICA

Rio Grande do Sul registra diminuição nos crimes violentos

Setembro apresenta diversos indicadores em queda em relação a 2023 e ao próprio mês em anos anteriores

Dário Gonçalves
Publicado em: 06/10/2023 às 16h:36 Última atualização: 06/10/2023 às 16h:36
Publicidade

O Rio Grande do Sul registrou, em setembro de 2023, queda nos principais indicadores criminais, como homicídios, feminicídios e latrocínios. A redução em relação ao mesmo mês em 2022, foi de 24,3% nos homicídios, 33,3% em feminicídios e 16,7% em latrocínios.

Forças de segurança atuam juntas para combater a criminalidade | Jornal NH



Forças de segurança atuam juntas para combater a criminalidade

Foto: Divulgação SSP

A série histórica de indicadores da Secretaria de Segurança Pública (SSP) iniciou em 2010 e teve maio e julho de 2023 como os meses de menores números de homicídios. Por sua vez, setembro manteve a tendência de queda e registrou 115 assassinatos no Estado, 37 a menos do que no mesmo período do ano anterior.

Para o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, a redução das mortes violentas e dos crimes patrimoniais no Estado foi resultado de um trabalho conjunto executado pelas forças de segurança. “Atuamos com planejamento e inteligência para reduzir a criminalidade. Vamos aumentar a pressão operacional para atacar diretamente o crime organizado e trazer maior sensação de segurança à população”, destacou.

Já os feminicídios estão caindo desde abril deste ano. Setembro somou quatro ocorrências contra seis no mesmo mês em 2022. No acumulado dos nove primeiros meses de 2023, foram 64 casos, 19 a menos que no mesmo período do ano passado. É o menor número para o mês, pelo menos, desde 2012, conforme os dados da SSP.

Uma das ações criadas pela SSP para reduzir o índice de violência contra a mulher é o projeto Monitoramento do Agressor, que utiliza uma tornozeleira eletrônica para monitorar e garantir que o homem não chegue próximo à vítima. O programa teve início em junho, em Porto Alegre, e segue gradualmente em expansão para todo o Estado. Hoje, 41 dispositivos estão em operação: Canoas (18), Porto Alegre (17), Pelotas (3), Rio Grande (1), Viamão (1) e Gravataí (1).

Por fim, cinco mortes por latrocínio — roubo seguido de morte — ocorreram em todo o Rio Grande do Sul. De acordo com a SSP, a tendência descendente também é observada no acumulado de 2023, com queda de 9,8%.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade