A lei 15.899, publicada no Diário Oficial do Estado em dezembro de 2022, instituiu uma data para homenagear um alimento que é muito produzido e consumido no Rio Grande do Sul. A celebração é nesta quinta-feira (31) quando é oficialmente o Dia Estadual da Chimia.
O projeto de lei foi proposto pela deputada estadual Patrícia Alba (MDB). O objetivo é valorizar a cultura que chegou ao Estado com os imigrantes alemães por meio da agricultura familiar e que desenvolve a economia gaúcha até hoje. A data ressalta não só a produção das frutas, mas toda a cadeia que envolve o processo das chimias ou schmiers.
Na região, algumas festas enaltecem esta cultura como a Schmierfest, de Presidente Lucena, a Festa do Moranguinho, em Bom Princípio, e a Festa da Cuca, em Rolante.
Do RS para o mundo
Empresas da região também vão celebrar o Dia Estadual da Chimia. A Bom Princípio Alimentos, de Tupandi, fará ações em suas redes sociais. A empresa tem a geleia como carro-chefe de sua produção e recentemente começou a exportar o produto para Guiana.
“O Dia Estadual da Chimia já demonstra sua relevância ao impulsionar o reconhecimento e a apreciação da chimia como uma parte intrínseca da cultura. E a exportação do produto não é apenas uma oportunidade de negócios, mas também uma forma de compartilhar as tradições de uma região. Estamos orgulhosos em levar o sabor da chimia gaúcha para a Guiana e além. Essa é apenas a primeira etapa de nossa jornada internacional”, ressalta Marcelo Carvalho, head de Gestão Estratégica da empresa do Vale do Caí.
LEIA TAMBÉM