abc+

DEFESA CIVIL EM ATENÇÃO

Rio dos Sinos transborda na região; veja a situação nesta segunda-feira

Em Taquara, onde o Rio dos Sinos transbordou e invadiu uma rua no bairro Empresa, a chuva também provocou deslizamento de terra na RS-115

ico_abcmais_azul
Publicado em: 25/09/2023 às 09h:40 Última atualização: 17/10/2023 às 22h:24
Publicidade

Os volumes excessivos de chuva do final de semana começam a reacender os sinais de alerta na região. Em Taquara, no Vale do Paranhana, a semana iniciou com o transbordo do Rio dos Sinos no bairro Empresa. Conforme a Prefeitura, a água já invadiu um trecho da Rua da Empresa, contudo, ainda não há moradores afetados com a inundação.

Já o nível do Rio Paranhana está elevado, mas percorre dentro da sua calha, e não apresenta risco de alagamentos até as 9 horas desta segunda-feira (25). A Defesa Civil local monitora a situação desde cedo. A Prefeitura já tem equipes de sobreaviso das secretarias de Obras e de Desenvolvimento Social caso haja a necessidade de remoção de moradores.

Deslizamento de terra na ERS-115 não chega a interromper o trânsito em Taquara | Jornal NH



Deslizamento de terra na ERS-115 não chega a interromper o trânsito em Taquara

Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Além disso, a chuva forte tem causado outros transtornos no município. Na noite de ontem, foi registrado um deslizamento de terra às margens da RS-115, porém, não há bloqueios na rodovia.

No Vale do Sinos e no Caí

Em Novo Hamburgo, choveu 50 mm nas últimas 24 horas e o Rio dos Sinos teve pequena elevação na madrugada desta segunda. Conforme a Defesa Civil, o nível do rio está em 6,22 metros. Apesar do grande volume de chuva, nenhum pedido de ajuda foi registrado pela equipe. “Estamos em estado de alerta desde o dia 4 de setembro”, recorda Arci Fetter Júnior, chefe local da Defesa Civil.

Na última medição realizada pela Defesa Civil de Campo Bom, realizada às 7 horas desta segunda-feira, o nível do rio estava em 6,20 metros. Embora esteja em alerta amarelo, a situação ainda não preocupa, já que o transbordo do rio no município só acontece quando atinge os 7,20 metros.

Nível do Rio Caí, em São Sebastião do Caí, estava em 8,12 metros no começo da manhã desta segunda (25) | Jornal NH



Nível do Rio Caí, em São Sebastião do Caí, estava em 8,12 metros no começo da manhã desta segunda (25)

Foto: Defesa Civil

O Rio Caí, em São Sebastião do Caí, está em 8,12 metros na manhã de hoje. “Estamos acompanhando, desde sábado, a elevação do nível do rio, mas até o momento não há preocupação com enchente”, garante Ênio dos Santos, coordenador da Defesa Civil do município.

Segundo Santos, a preocupação se eleva a partir desta segunda-feira e se estende até a próxima quarta-feira, dado o volume de chuva dos últimos dias e pela previsão de novas precipitações elevadas na região.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade