abc+

REUNIÃO

Representantes de São Leopoldo e Novo Hamburgo debatem ações para o Arroio Gauchinho

Encontro, realizado no Ministério Público leopoldense, analisou possíveis ações relacionadas ao desassoreamento do arroio, à casa de bombas

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 14/07/2023 às 03h:00 Última atualização: 18/10/2023 às 14h:17
Publicidade

A quinta-feira (13) foi dia de reunião da comissão técnica criada para solucionar um problema histórico na região: as cheias no entorno do Arroio Gauchinho, entre Novo Hamburgo e São Leopoldo. Realizado no Ministério Público de São Leopoldo, o encontro analisou possíveis ações relacionadas ao desassoreamento do arroio, à casa de bombas e tudo que envolve os alagamentos no local.

Comissão deve propor melhorias para o arroio | Jornal NH



Comissão deve propor melhorias para o arroio

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Segundo o promotor Ricardo Schinestsck, que mediou a reunião, ficou estabelecido que em 40 dias os dois municípios, de forma cooperada, deverão apresentar um diagnóstico sobre o sistema de contenção da bacia do Gauchinho. “Foi um encontro bem positivo, pois entramos em um consenso sobre a necessidade das duas partes agirem juntas. Já é rotina de cada município realizar melhorias pontuais, mas neste caso é bem importante que trabalhem unidos”, comenta.

Schinestsck destaca que ainda não há definição de medidas práticas a serem adotadas. “Somente partir do diagnóstico a ser apresentado na próxima reunião será estabelecido um cronograma de ações de curto e longo prazos.”

Representando Novo Hamburgo participaram a procuradora-geral, Fernanda Luft, o diretor de Esgotos Pluviais, Ricardo Al-Alam, e o diretor de Orçamento e Infraestrutura, Martin Wagner. De São Leopoldo, estiveram presentes o procurador-geral, Maicon Barbosa; o superintendente de Urbanismo, João Henrique Dias; o diretor de Contenção de Cheias do Rio dos Sinos, Antônio Geske; o engenheiro civil do Semae Ronan Teodoro de Jesus; e o diretor da Semov, Paulo Kumer. A comissão atua em conjunto com as promotorias de justiça das duas cidades, por meio dos promotores Ricardo Schinestsck e Sandro Ferreira.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade