Eleitores de todo o Brasil auxiliaram na escolha dos novos membros do Conselho Tutelar. Os eleitos terão, a partir de 10 de janeiro de 2024, a missão de garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam garantidos, seguindo as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Com mandatos de quatro anos, Gramado e Canela possuem cinco conselheiros em cada uma das cidades. A eleição ocorreu no domingo, dia 1º. Com baixa adesão, 1.473 gramadenses foram às urnas. Em Canela, foram 1.525 pessoas que exerceram seu poder de cidadãos.
Em Gramado, os dois mais votados foram Julia Silva e Fabiano Fagundes, ambos com 272 votos cada. Depois, Mariana Reis, com 193. Léia, em quarto lugar, com 188 votos. Fechando os cinco membros titulares, Luciano Faustão teve 170 votos nas urnas.
Ficam na suplência do Conselho Tutelar gramadense, Gilberto, que teve 136 votos, Oldair Buzetto, com 122 votos computados, e Marilei Hahn, que alcançou 120 votos.
Em Canela, a candidata mais votada foi Ana Júlia, com 288 votos nas urnas. Ela foi seguida por Lidiane/Lidi, com 234 votos, Renata Wortmann, com 208 votos, Daiane teve 188 votos e Silvia computou 180 votos.
Na suplência ficam, Ana Paula, que conquistou 171 votos, Lia Marcia, com 158 votos, Fernanda Oliveira, com 82 e, por fim, Dani, com 16 votos.
O processo das eleições é conduzido por uma comissão eleitoral do Conselho Municipal das Crianças e Adolescentes (Comdica) dos municípios. Haverá um prazo para recursos, caso necessário, e análise do órgão. O resultado definitivo deve ser divulgado na próxima semana.
LEIA TAMBÉM