abc+

LUTO

Quem foi Ivo Lech, deputado constituinte que morreu em Canoas

Ele estava há uma semana internado no Hospital Nossa Senhora das Graças por conta de um quadro de infecção

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 13/10/2023 às 15h:51 Última atualização: 18/10/2023 às 21h:25
Publicidade

Canoas perdeu nesta quinta-feira (12), aos 75 anos, um dos seus políticos mais ilustres. Trata-se do ex-vereador e ex-deputado federal Ivo Lech. Advogado, ele estava há uma semana internado no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), onde deu entrada em decorrência de um quadro de infecção.

Ivo Rech faleceu nesta quinta-feira (12)



Ivo Rech faleceu nesta quinta-feira (12)

Foto: Arquivo Pessoal

Eleito para a Câmara Federal em 1986 com 64.878 votos, presidiu a Subcomissão de Minorias da Constituinte, que debateu direitos a índios, negros, pessoas com deficiência e LGBTs. Ao lado de Paulo Paim (PT) e Jorge Uequed (então no PSDB), Lech foi um dos 559 parlamentares a participar da criação da Constituição, em 1988.

Atualmente senador da República, Paim lamentou a morte do ex-colega. “Fiquei triste com a notícia do falecimento do meu amigo Ivo Lech. Perdemos um grande homem público. Fomos colegas na Constituinte de 1988, onde ele desempenhou um trabalho brilhante como presidente da Subcomissão de Minorias. Em 2002, contei com o seu apoio para a minha candidatura ao Senado. Neste momento, envio os meus mais profundos sentimentos aos familiares e amigos. Ele está com Deus”, completou.

Amor pela vida

Assessora de Lech por uma década, Aline Pagot destacou o caráter político. “A honestidade dele é um ponto bem importante. Depois que ele dava sua palavra, podia cair o mundo, que mesmo assim não voltava atrás.” Aline reitera que os princípios eram repassados para todos que trabalhavam ao seu lado. “Era uma pessoa honrada, honesta. Nos passava e cobrava isso.”

A ex-assessora salienta que Lech era um apaixonado pela vida. “Se o Ivo tiver que ter uma marca, é o amor pela vida. Ele sempre fez tudo que quis, a deficiência física nunca o impediu de nada.”

Acidente e fundação da Acadef

Em 1974, aos 25 anos, Ivo Lech sofreu um acidente de carro e ficou paraplégico. Dez anos depois, em 1984, fundou a Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef). Fizeram parte da fundação os amigos da Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes, Suzana Cardoso, Jorge Cardoso e Rosângela de Oliveira.

Em nota oficial, a Acadef lembrou a fala de Ivo em uma de suas últimas visitas à Associação. “Eu conclamo a esses amigos e amigas para se juntarem ao sonho do Jorge, da Suzana, da Rosângela. Aquele sonho se tornou realidade e nós o vivemos com muita fé e coragem”, disse na ocasião. “Essa e tantas outras lembranças ficarão guardadas nos corações acadefianos, que levarão com carinho o seu legado e importância para o segmento das pessoas com deficiência de todo o país. Jamais esqueceremos de suas histórias, conselhos e de seu jeito acolhedor, corajoso e visionário”, completa o comunicado.

Luto oficial de três dias

Em homenagem póstuma à Lech, a Prefeitura de Canoas decretou luto oficial de três dias. Nas redes sociais, o prefeito Jairo Jorge (PSD) lamentou o falecimento do ex-deputado e ex-vereador. “Em 2008, esteve ao meu lado na campanha vitoriosa para prefeito e, em 2009, foi o primeiro Controlador Geral do Município. Em 2012, foi eleito novamente vereador de Canoas e, em 2016, foi autor do projeto de lei que assegura direitos às mulheres de amamentar em público.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade