abc+

TERMINA HOJE

Queijo e chope feitos com cachaça são alguns dos produtos encontrados no Festival da Cachaça de Ivoti

Evento ocorre no Núcleo de Casais Enxaimel; confira a programação do último dia e os destaques do festival

Débora Ertel
Publicado em: 15/10/2023 às 09h:38 Última atualização: 18/10/2023 às 00h:22
Publicidade

Neste domingo (15) chega ao fim a segunda edição do Festival da Cachaça, evento que lotou o Núcleo de Casas Enxaimel nos últimos finais de semana. Além dos estandes das cachaçarias, o público pode conferir também receitas únicas, que tem como ingrediente nada secreto a estrela da festa.

Dentre os produtos que tiveram receita aprovada e vieram para ficar estão o chope, queijo colonial e geleia de laranja, todos preparados com cachaça.



O lançamento desta edição ficou por conta do queijo colonial maturado na cachaça amburana. A receita é uma parceria da Fatiados Ivoti e da Weber Haus.

Queijo imerso em cachaça é receita nova no festival  | Jornal NH



Queijo imerso em cachaça é receita nova no festival

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Segundo a produtora Luana Führ, 26 anos, foram três meses de tentativas e experimentos até encontrar o modo ideal de deixar o sabor da cachaça marcado no queijo. “O diferente é que você não sente o sabor logo, mas depois que está mastigando começa a experimentar o gosto da cachaça”, explica Luana. “Está um sucesso. Quem experimenta, leva”, garante.

Grupo de amigos vindos de Guaíba aprovaram a receita do queijo com cachaça | Jornal NH



Grupo de amigos vindos de Guaíba aprovaram a receita do queijo com cachaça

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Foi o que aconteceu com o grupo de amigos que veio de Guaíba. O casal de servidores públicos Mauro Silva, 54, e Zelaide Silva, 51, vieram no ano passado acompanhados da professora Márcia Silva, 55, irmã de Mauro. O trio gostou do que viu e trouxe o casal Élton Laux, 54, e Bibiane Prado, 47, para conhecer o festival. “Está muito bom. A infraestrutura aqui é incrível”, elogiou Laux. Já Márcia, comprou o queijo para a turma.

Outro produto que caiu no gosto dos visitantes foi o chope com cachaça, lançado no ano passado. Conforme o empresário Lucas Klauck, 29, a receita deu tão certo que entrou na linha de produção da Adoma e há quem visite o Núcleo ao longo do ano apenas para provar a bebida.

Josiane Santos aprovou o chope com cachaça no ano passado e voltou para tomar mais  | Jornal NH



Josiane Santos aprovou o chope com cachaça no ano passado e voltou para tomar mais

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

A diarista Josiane Santos, 44, que mora em Estância Velha, bebeu o chope com cachaça amburana em 2022. Quando chegou no festival neste ano, a primeira coisa que fez foi garantir um copo da bebida novamente. “O gosto é indescritível. É muito bom”, declara.

A produtora Michelle Petineli, 40, da Cozinha Colonial, já tinha a receita de geleia de laranja com cachaça, pois gosta de acrescentar bebida na culinária. Mas foi por conta do festival que ela relançou a geleia, feita a partir de técnica francesa. “Ela é ótima para harmonizar com carne de porco e combina com embutidos”, explica. Além disso, Michelle criou um pão com cachaça, produto que no meio da tarde de sábado já não tinha mais à venda, tamanha foi a procura.

O Festival da Cachaça tem entrada e estacionamentos gratuitos, com atividades a partir das 10 horas deste domingo. O evento também conta com artesanato e atrações musicais, sendo que às 16h30 sobe ao palco Os Fagundes.

Programação

  • Das 10 às 12 horas- Bandinha Típica – Vira-Copos
  • Das 13 às 17 horas- Bandinha Típica – Vira-Copos
  • 14 horas- Pagode do Brilha
  • 16h30- Os Fagundes
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade