ENTENDA
Qual a diferença de meningite e doença meningocócica? Médica explica
A médica neurologista, Samanta Ferraresi Brighente, esclarece as dúvidas sobre as enfermidades que podem levar a morte
Última atualização: 22/08/2023 08:25
A morte do morador de Novo Hamburgo Marcelo Ritter Brazil gerou comoção nas redes sociais. O óbito do jovem de 24 anos foi confirmado na tarde da terça-feira (25), menos de 24 horas após ele dar entrada no Hospital Unimed da cidade.
A causa ainda é investigada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que nesta quarta-feira (26) descartou a hipótese de meningite, confirmada inicialmente pela casa de saúde. O órgão suspeita que Marcelinho, como era conhecido, tenha sido vítima de doença meningocócica (DM).
Mas, afinal, qual a diferença de meningite para doença meningocócica? A reportagem conversou com a médica neurologista, Samanta Ferraresi Brighente.
A especialista explica que a meningite é uma inflamação das meninges - tecido que resveste o cérebro e medula espinhal - e pode ter causa infecciosa (virus, bactérias ou fungos) ou asséptica (sem agente infeccioso encontrado em geral por alterações do sistema imune).
- MENINGITE: Saiba quais são os primeiros sintomas da doença
- MENINGITE: Entenda como se manifestam os diferentes tipos da doença
Já doença meningocócica, a médica esclarece que é causada pela bactéria meningococo, ou nesseria meningigides, que classicamente apresenta-se com meningite bacteriana e outras alterações sistêmicas como febre, manchas pelo corpo e choque séptico - queda da pressão arterial, taquicardia, rebaixamento do sensório e insuficiência respiratória.
"Meningite é uma denominação mais geral, mais abrangente. Doença meningocócica é um tipo de meningite", enfatiza Samanta. "Toda doença meningocócica cursa com meningite. Nem toda meningite é causada por meningococo", finaliza.
Como a SES explica as doenças
O site da Secretetaria de Saúde gaúcha, na aba de doenças e combate e prevenções, diz que a meningite "é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É causada, principalmente, a partir da infecção por vírus ou bactérias; no entanto, outros agentes etiológicos também podem causar meningite, como fungos e parasitos".
- Meningite bacteriana: Entre as meningites bacterianas, a Doença Meningocócica (DM) continua sendo o principal objetivo da vigilância das meningites, em função da morbimortalidade e da transcendência da doença.
- Doença Meningocócica (DM): A doença meningocócica é causada por uma bactéria que possui diversos sorogrupos, classificados de acordo com o antígeno polissacarídeo da cápsula. Os mais frequentes são o A, B, C e o Y e W. A transmissão ocorre através do contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. Em crianças acima de 1 ano e adultos, os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, rigidez de nuca, convulsões e/ou manchas vermelhas no corpo. Em crianças abaixo de 1 ano, os sintomas podem não ser tão evidentes.
- Meningite viral: As meningites virais são aquelas causadas por vírus e, em 85% dos casos os enterovírus são responsáveis pela doença. É caracterizada por um quadro clínico com evolução autolimitada e benigna. Não há tratamento específico, geralmente requer apenas a terapia de suporte. As manifestações clínicas assemelham-se às viroses em geral.