O final de semana vai ser radical em Canoas. A cidade recebe atletas de todo o Estado para participar da primeira etapa do RS Skateboarding AM Street 2023. O evento promovido pela Federação Gaúcha de Skate (FGSKT) ocorre no sábado (19) e domingo (20) e será disputado no Skate Park do Parque Eduardo Gomes (Parcão).
A competição serve de seletiva para o Campeonato Brasileiro sub-12 e também para o Sul Brasileiro Amador, que está marcado para setembro, em Cascavel, no Paraná. É a segunda vez que Canoas será a sede do certame, a primeira e última vez havia sido em 2016. “O Skate Park estava há tempos fora do circuito”, lembra o presidente da Federação, Régis Lannig.
Há oito anos à frente da FGSKT, Régis explica que a etapa seria em Capão da Canoa, no entanto, após problemas na pista, o evento foi transferido para Canoas. “A pista está sendo revitalizada, pintada. Esperamos um bom público e contamos com cerca de 100 atletas inscritos.” Entre os participantes está inclusive uma canoense ilustre, Maria Lúcia Rocha de Campos, 13 anos, conhecida como “A braba de Canoas”. “A presença dela deixa o evento ainda mais importante. Está na Seleção Brasileira e tem se destacado muito.”
Objetivo
Régis reitera que o grande objetivo da Federação é fomentar o esporte. “O skate está em pleno desenvolvimento e isso começou muito antes das Olimpíadas de Tóquio.” De acordo com o presidente, a construção de espaços públicos vem crescendo. “Mais pistas, mais eventos e mais praticantes.”
Em relação a cena no Rio Grande do Sul, Régis diz que o Estado é privilegiado. “Poucos lugares do mundo contam com esse nível técnico. Muitos atletas são formados aqui, somos famosos por revelar grandes skatistas: Sofia Godoy, João Lucas, Luan de Oliveira e a Maria Lúcia.”
“Ela entra para vencer”
“Ela entra para vencer, ainda mais em casa”, afirma Nilson Jesus de Campos, pai da revelação do skate brasileiro, Maria Lúcia. Apesar de fazer parte da Seleção Brasileira de Skate e participar de torneios nacionais, a jovem canoense ainda é considerada uma atleta amadora, portanto pode disputar campeonatos como o organizado pela FGSKT.
Maria é bi-campeã gaúcha e espera conquistar o tri-campeonato, desta vez na pista que conhece tão bem e é considerada o quintal de casa. “Quero manter esse título. Conheço bem o Skate Park, treino aqui todos os dias”, diz. Nilson explica que as atividades só não ocorrem no Eduardo Gomes em dias de chuva. “Daí vamos para uma pista privada, com cobertura, aqui em Canoas mesmo.”
Sobre o fato de Maria Lúcia ainda ser considerada uma atleta amadora, Nilson conta que a profissionalização depende de uma série de fatores. “Precisa de um patrocínio, avançar mais tecnicamente. Estamos no caminho certo, afinal ela já está na Seleção.”
Os treinamentos são montados pelo próprio Nilson, que faz uma análise das pistas e busca deixar os obstáculos mais próximos possíveis dos que Maria vai encontrar. “Ela treina todos os dias, está sempre rodando. Gasta um par de tênis por semana.” A atleta conta que já chegou a rasgar uma calça no primeiro dia de uso. “Cai de joelho, na Orla do Guaíba e como estava quente, parece que a calça queimou.”
Depois de competir em Canoas, Maria já tem data marcada para voltar às pistas. “Entre os dias 22 e 24, no STU em Santos-SP.”
Semana da Juventude
O evento deste final de semana faz parte da programação da 17ª Semana da Juventude de Canoas. “É uma das políticas da coordenadoria da juventude ter essa competição aqui. Também queremos descentralizar a prática do skate, para isso vamos ampliar os espaços”, diz o coordenador da Juventude da Prefeitura, Maicon Prado.
Maicon lembra que a pista do Skate Park, inaugurada em 2015, foi pensada e planejada para sediar campeonatos. “Queremos valorizar o esporte e os skatistas da cidade.”
Um dos projetos mais notáveis no município, conforme Maicon, é o Skate Solidário, do professor Fabinho. “O esporte passou por muitos estigmas.”
Categorias e serviço
O evento, que começa às 9 horas, tanto no sábado quanto domingo. Segundo a FGSKT, a competição deve se estender até às 19 horas, com as principais finais disputadas no domingo.
O local é o Skate Park do Parque Eduardo Gomes: Avenida Guilherme Schell, 3600 – Fátima.
Confira as quatro categorias:
Infantil masculino e feminino (nascidos a partir de 2015 com idade máxima de 8
anos)
LEIA TAMBÉM
Mirim masculino e feminino (nascidos de 2011 a 2014 com idade máxima de 12 anos).
Iniciante masculino e feminino (nascidos de 2007 a 2010 com idade máxima de 16 anos).
Amador masculino e feminino(independente da faixa etária, ainda não reconhecidos como skatista profissional).
Master masculino (nascidos até 1993 com idade mínima de 30 anos).
- Categorias
- Tags