SOLIDARIEDADE
Projeto Quintal Esperança ajuda famílias de Novo Hamburgo
Ação faz parte do Programa Conexão Esperança, da área de missão da Igreja Luterana Primavera
Última atualização: 17/10/2023 15:24
O projeto Quintal Esperança foi lançado, nesta última semana, com o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação contempla os moradores do Residencial Novo Hamburgo, no bairro Boa Saúde. Entre as atividades desenvolvidas está a "horta em casa" que estimula o cultivo e o consumo de hortaliças, verduras, chás, temperos, flores e árvores frutíferas, no pátio de casa.
O Projeto é realizado com verba do edital do Fundo Social Sicredi Pioneira e tem como objetivo oportunizar às 20 famílias contempladas a melhorarem a saúde física, adotando alimentação e hábitos mais saudáveis e agregar na saúde psicológica e emocional.
Conforme Gislaine, além da horta em casa, os participantes aprendem formas de utilizar a água da chuva, como através da cisterna doméstica, aprendem a fertilizar o solo com a produção de adubo orgânico, são estimulados ao descarte correto de resíduos domésticos e a adequada utilização de materiais recicláveis, além de promover melhora da autoestima e da autoconfiança, despertando a vontade de mudar.
Construindo hábitos saudáveis
O projeto ocorre dentro das residências das famílias beneficiadas, com o sistema de recolhimento de água da chuva, que consta de calhas, canis e bombonas. Também são instaladas composteiras e a construção da horta em casa.
A coordenadora do projeto frisa, ainda, que algumas atividades acontecem na Praça CEU, como os encontros sistemáticos aos sábados. “Temos reuniões para compartilhar conhecimentos, vivências e aprendizagens, temos a prática de compostagem, culinária e nutrição que também são na praça. Além disso, quinzenalmente as famílias são atendidas por equipe técnica da Assistência Social, em parceria com o CRAS Primavera”, acrescenta Gislaine.
O projeto que iniciou neste mês de julho segue até o dia 31 de dezembro. “Por trás de tudo, nosso foco é auxiliar as famílias a sonharem e perceberem que têm condições de aspirar a uma vida transformada. Os encontros e visitas nas casas têm como objetivo criar laços, criar bom relacionamento com as pessoas e incentivá-las a ter bons relacionamentos com família, amigos e comunidade”, reforça Gislaine.