abc+

Educação

Projeto LER lança fascículo sobre a cultura gaúcha

Promovido pelo Grupo Sinos em parceria com a Faccat e a Unisinos, o projeto já soma 21 anos e busca incentivar o letramento literário e a cultura científica nos estudantes do ensino fundamental

Publicado em: 25/09/2023 às 07h:00 Última atualização: 17/10/2023 às 22h:16
Publicidade

O segundo fascículo do Projeto LER já está disponível. Lançado neste mês, a publicação tem como temática central o mosaico de culturas do Rio Grande do Sul. De acordo com a professora Maria Eduarda Giering, coordenadora do Projeto LER pela Unisinos, o fascículo aborda a contribuição dos diferentes povos para a composição da cultura gaúcha. “Essa mistura muito rica fez o que somos hoje. No fascículo, aproveitamos para focar nos povos indígenas e africanos, que são etnias muitas vezes esquecidas quando se fala no Rio Grande do Sul, mas que têm um papel fundamental na nossa cultura”, salienta.

Capa fascículo 2 do Projeto LER - ano 2023



Outro destaque desta edição é a capa, que conta com a ilustração da estudante Manuela Vieira Dalsoto, aluna do curso técnico de Eletrônica da Fundação Liberato. “Representando muito bem esse mosaico de culturas com uma ilustração belíssima”, destaca a professora Liane Filomena Müller, coordenadora do Projeto LER e do curso de Letras da Faccat.

Promovido pelo Grupo Sinos em parceria com a Faccat e a Unisinos, o Projeto LER: Literatura e Ciência já soma 21 anos e busca incentivar o letramento literário e a cultura científica nos estudantes do ensino fundamental. Nestas duas décadas de atuação, a iniciativa se consolidou como um espaço de leitura literária e científica acessível para estudantes e familiares nos municípios do Vale do Sinos, Caí, Paranhana, Serra e Litoral. “É um projeto que envolve muita pesquisa por parte das instituições de ensino. Nossa maior satisfação é esse envolvimento entre as instituições e um jornal da cidade, trazendo arte e cultura científica para a comunidade, numa discussão séria e de qualidade”, frisa Liane.

Ao todo, são três fascículos por ano. O primeiro, lançado no primeiro semestre, tratou sobre a fake news e a desinformação que assola as redes sociais, debatendo as suas consequências, como percebê-las e não cair nelas.

Todos os materiais podem ser consultados no site do projeto.  

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade