SAÚDE

Programa Ser Mãe estimula gestantes a fazer pré-natal em Estância Velha

Kit maternidade é distribuído para quem cumpre os critérios da iniciativa

Publicado em: 18/07/2023 05:00
Última atualização: 17/10/2023 15:34

Foi lançado na noite de quarta-feira (12), o programa Ser Mãe, criado pela Secretaria de Saúde de Estância Velha para incentivar as gestantes a realizarem corretamente o pré-natal. A cerimônia ocorreu no Auditório da Exatus, com a participação de profissionais representantes das dez equipes de saúde da família (ESFs) do município, e gestantes aptas a receber o kit maternidade, a partir dos critérios do programa. Ao todo, 54 mães foram convidadas, no entanto, devido ao mau tempo, nem todas puderam comparecer.


Ana Paula Roman está grávida de seis meses e espera pela chegada do menino Levi Gabriel Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O Ser Mãe busca estimular a adesão das gestantes às consultas de pré-natal, fortalecendo a prevenção, tratamento e recuperação da saúde desde a identificação do quadro gestacional até a chegada do bebê. "Em maio, solicitei uma listagem de quais gestantes fizeram as seis consultas obrigatórias, passaram pelo dentista, começaram o pré-natal antes da 12ª semana e fizeram os testes rápidos. Todas essas 54, algumas já ganharam os bebês, cumpriram os requisitos e ganharam este kit", diz a coordenadora de Atenção Básica, Patrícia Rocha.

A gestante Ana Paula Roman, de 31 anos, está em sua terceira gravidez, esperando o menino Levi Gabriel para outubro. Além dele, é mãe de um menino de 14 anos e uma menina de um ano e meio. "Achei muito interessante, pois nos incentiva e acompanha corretamente. O kit também é muito importante para os primeiros dias do bebê. Meu último pré-natal, que não tem muito tempo, foi bom também, mas este parece que teve mais atenção."

O kit contém fraldas, pomada para assaduras, sabonete, xampu, cotonete, lenço umedecido, termômetro, entre outros itens.

Tainara Kist, de 28 anos, está na 23ª semana de gestação, à espera de Lorenzo. Ela, que já é mãe de Sofia, de 7 anos, também foi uma das contempladas com o kit por realizar o pré-natal corretamente. "Hoje, a atenção básica recebe recursos a partir de metas, então quanto mais mães realizarem acompanhamento, melhor para elas e os bebês, e melhor para o município", destaca o secretário da Saúde, Christian Silva.


Tainara Kist com as idealizadoras do programa, Letícia Escher Bauer, Patrícia Rocha e Martiele de Carli Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Também estiveram presentes o prefeito, Diego Francisco, e o vice-prefeito, Airton Haag, além das idealizadoras do programa junto a Patrícia e Christian, Martiele de Carli e Letícia Escher Bauer.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas