SÃO LEOPOLDO
Programa 3 mil Talentos TI forma nova turma de alunos em São Leopoldo
O objetivo do programa é oportunizar três mil bolsas para cursos gratuitos da área de Tecnologia da Informação até 2024
Última atualização: 18/10/2023 16:29
Na sexta-feira (11) ocorreu a formatura dos alunos do Programa 3 Mil Talentos TI. A cerimônia foi realizada no Teatro Municipal de São Leopoldo, com a entrega de mais de 50 certificados. Ao todo, com as certificações em gabinete, foram 307 formandos.
O evento também abre espaço para os novos alunos, do quinto ciclo, que vão iniciar suas aulas ainda no mês de agosto. O objetivo do Programa é oportunizar três mil bolsas para cursos gratuitos da área de TI (Tecnologia da Informação) até 2024, ano do bicentenário, quando o Município se prepara com ações de planejamento estratégico, buscando a formação de uma cidade mais inovadora, inclusiva e tecnológica.
Para a diretora do Senac, Andresa Custódio, a noite foi um momento de muito orgulho por estar formando mais uma turma deste projeto estruturado por tantas mãos. “Hoje, através dessa oportunidade cada um desses estudantes sai capacitado para o mercado de trabalho. Isso é muito importante para nós, através dessa parceria, temos a preocupação de entregar profissionais cada vez mais preparados”, comenta.
Em sua fala aos formandos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, reafirmou que a prefeitura aposta muito neste projeto.
“Foram investidos R$ 2 milhões nessa parceria, um recurso considerável e uma decisão do prefeito Vanazzi. Isso qualifica a mão-de-obra de jovens de 15 até 39 anos, residentes da nossa cidade, para que possam ter a possibilidade de acessar o mercado de trabalho da tecnologia, extremamente atraente. Às vésperas do bicentenário da migração alemã, 200 anos da nossa cidade e de todas as possibilidades que se abrem. São Leopoldo tem sido reconhecida como a cidade das oportunidades. Então a gente fica combinado assim, a prefeitura aposta em vocês, vocês apostam na cidade e juntos a gente constrói o futuro”, conclui.
Programa
O projeto foi desenvolvido a partir de um diagnóstico da Governança do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, que é compartilhado entre Unisinos, Prefeitura de São Leopoldo, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e Polo de Informática de São Leopoldo. O programa tem como parceiro estratégico o Senac São Leopoldo, responsável por disponibilizar as capacitações. Serão investidos mais de R$ 2 milhões no Programa 3 mil Talentos TI, que faz parte do Programa Inova São Léo.