TRÁFICO INTERNACIONAL
Procurado pela Interpol morava em casa de alto padrão com a mulher e o filho em Novo Hamburgo
Capturado nesta quinta-feira, líder de facção tinha sido solto pelo Judiciário no ano passado para uma cirurgia e já tinha se escondido em várias outras cidades da região
Última atualização: 17/10/2023 23:34
Na lista vermelha de procurados da Interpol, a Polícia Internacional, um traficante de 40 anos foi capturado em Novo Hamburgo na manhã desta quinta-feira (5). Ele se escondia com a família em um sobrado de alto padrão.
Conhecido como Rodrigo das Correntes, o traficante foi liberado pelo Judiciário em outubro do ano passado para uma cirurgia. "Após o procedimento, ele não retornou ao presídio e teve prisão preventiva decretada", observa o delegado Guilherme Dill, do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), que estava há oito meses atrás do ativo líder da facção.
"Ele mudava com frequência de moradia, utilizando documentos falsos e registros de luz e água em nome de laranjas", frisa o delegado. Por volta das 11h30 desta quinta, o Denarc flagrou Correntes saindo de uma casa de dois pisos no bairro Canudos. Dirigia um Corolla. "Resistiu à abordagem e tentou se desvencilhar, mas não conseguiu." O foragido deu uma última cartada. Apresentou carteira de identidade adulterada, com a foto dele e nome de outro homem.
Outras cidades
No imóvel alugado, onde estava há um mês com a mulher e o filho pequeno, os agentes apreenderam duas pistolas, munições, porções de maconha, cinco celulares, R$ 6 mil em dinheiro e documentos falsos. "Nesse período como procurado, já tinha morado em outras cidades, entre elas Campo Bom, Canoas, Porto Alegre e Eldorado do Sul", revela Dill.
O delegado recorda que Correntes foi preso em agosto do ano passado pela Operação Senhores do Crime do Denarc. "O mandado de agora, expedido pela Justiça Federal, é decorrente do envolvimento no tráfico internacional de drogas, como distribuidor em todo o Estado. Essa prisão é resultado de trabalho estratégico e cirúrgico de combate à criminalidade organizada."