O Procon de São Leopoldo autuou três estabelecimentos comerciais nos bairros Vicentina e São Miguel por disponibilizarem produtos com data de validade vencidas e embalados sem a informação de procedência. Conforme a prefeitura leopoldense, os itens foram pão de queijo congelado e carne bovina e suína.
A equipe de fiscalização do órgão municipal de defesa do consumidor fez a vistoria nos locais nesta segunda-feira (21). Na mesma inspeção, um mercado foi notificado para adequar a precificação dos produtos expostos na padaria e açougue.
De acordo com a fiscal Patrícia Ferreira, os estabelecimentos ficaram como fiéis depositários dos produtos até realizarem o descarte corretamente, que pode ser o retorno para o fornecedor ou encaminhamento para empresa licenciada, medidas que devem ser comprovadas para o Procon.
“O não cumprimento das determinações pode ocasionar sanções administrativas incluindo multa para os responsáveis. Nosso trabalho de fiscalização nas diferentes regiões do município é constante para evitar que ocorram estas irregularidades e garantirmos os direitos dos consumidores”, destacou o diretor do Procon, Gilmar Valadares.
Informações e denúncias
Os contatos para informações ou denúncias de irregularidades podem ser feitos ao Procon, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, pelo telefone 2200-0355; ou atendimento presencial no 1º andar da Prefeitura, localizada na Avenida Dom João Becker, 754, Centro. Durante a semana, das 14h30 às 18h, e nos sábados, das 9h às 18h, o atendimento é pelo telefone/whatsapp de plantão da fiscalização: 9 9564-0574.
LEIA TAMBÉM