FIQUE ATENTO

PREVISÃO DO TEMPO: Vai ter ciclone extratropical? Entenda o que vai causar temporais nesta segunda-feira

MetSul Meteorologia alerta para cenário de muita chuva neste início de semana

Publicado em: 03/09/2023 20:29
Última atualização: 03/09/2023 21:46

O Rio Grande do Sul terá uma segunda-feira (4) de temporais e muita chuva, inclusive com risco de inundações. O alerta é da MetSul Meteorologia e foi atualizado na noite deste domingo (3). A Defesa Civil do Estado também emitiu alerta.

DEFESA CIVIL DE CANOAS EMITE ALERTA PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA


Mapa mostra, em lilás, onde deve ventar mais forte nesta segunda no RS Foto: Reprodução/MetSul

Segundo a MetSul, a chuva ao longo do dia será de forte a torrencial, com possibilidade de acumulados entre 50 e 100 milímetros em menos de seis horas. "As taxas de chuva elevadíssimas podem gerar ainda o transbordamento de córregos e arroios, além de favorecer a rápida elevação de níveis de rios", informou a MetSul.

SAIBA ATÉ QUANDO VAI O TEMPO ÚMIDO NO RIO GRANDE DO SUL

A chuva que já ocorre neste domingo ganha força a partir da madrugada, com acumulados acima da média especialmente no Noroeste gaúcho. No decorrer do dia se forma uma faixa de chuva muito volumosa entre o Noroeste, o Alto Jacuí, o Centro do Estado, os Vales, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.

CASA É ATINGIDA POR RAIO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL

Ainda conforme a MetSul, a chuva vem acompanhada de raios e trovoadas e há risco elevado de temporais localizados de vento forte e granizo. Ar mais frio ingressa durante a segunda metade do dia, com rajadas chegando a 70 km/h em diferentes cidades. Por isso, a temperatura cai e as mínima ocorrem à noite.

Vai ter ciclone extratropical?

A instabilidade desta segunda-feira será consequência de três fatores simultâneos: um centro de baixa pressão, uma frente fria e uma corrente de jato em baixos níveis. Ou seja: não haverá ciclone extratropical neste início de semana.

Inicialmente, um centro de baixa pressão estará sobre o RS nesta segunda e o fenômeno reforça a instabilidade. Toda a área de baixa pressão é ciclone (giro horário) assim como todo centro de alta pressão é anticiclônico (giro no sentido anti-horário). "Mas nem toda a baixa pressão é um ciclone extratropical", resume a MetSul.

Frente fria avança

Em paralelo, uma frente fria vai avançar pelo Estado no decorrer do dia. O sistema frontal com uma massa de ar frio em sua retaguarda vai encontrar a massa de ar quente e úmido sobre o Estado e favorecerá a formação de nuvens carregadas sob a presença da área de baixa pressão presente no território gaúcho. O ar frio ingressará no Estado com vento moderado e rajadas fortes de Sul.

Forte corrente de vento

Completa a explicação para o mau tempo desta segunda a forte corrente de jato em baixos níveis que estará atuando sobre o Sul do Brasil. "Este corredor de vento forte a cerca de 1.500 metros de altitude traz ar quente diante da frente fria e garante energia para a formação de nuvens de tempestades com chuva intensa, raios e temporais", informa a MetSul.

Como fica o tempo a partir de terça?

A frente fria e o centro de baixa pressão se afastam na terça-feira (5) e o tempo deve melhorar no Rio Grande do Sul no decorrer do dia com sol e nuvens, mas a terça ainda começa com chuva em diversas regiões gaúchas, especialmente na metade leste do Estado.

O sol aparece na quarta-feira (6), mas a trégua da chuva será curta. Uma frente quente vai se formar ainda no começo do dia com chuva intensa, muitos raios e granizo no Oeste, Centro, Sul e o Leste do Estado. No final do dia, a frente avança como fria com mais chuva e temporais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasNovo HamburgoRS
Matérias Relacionadas