Depois de dois dias de muito sol e temperaturas agradáveis, a Grande Porto Alegre volta a registrar temporais nesta quarta-feira (4). Uma área de baixa pressão atmosférica vai avançar do nordeste gaúcho e cruzará pelo Rio Grande do Sul no decorrer do dia, causando chuva forte e temporais isolados com queda de granizo.
Segundo a previsão da MetSul Meteorologia que será publicada nos jornais do Grupo Sinos desta quarta-feira, a chuva na capital e Região Metropolitana deverá se concentrar principalmente na primeira metade do dia, entre a madrugada e a manhã, com risco de pancadas por vezes fortes e acompanhadas de trovoadas.
São esperados entre 30 e 50 milímetros de chuva em poucas horas, o que pode provocar alagamentos em pontos isolados. Em menos de 12 horas a região pode registrar cerca de um terço da média do mês de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para quase toda a metade norte gaúcha nesta quarta.
Segundo a MetSul, a instabilidade forte vai se afastar muito rapidamente do Rio Grande do Sul da tarde para a noite. Desta forma, a segunda metade do dia terá muitas nuvens e pouca chuva em Porto Alegre. “Com o passar das horas, gradualmente a instabilidade cede e a chuva tende a parar ou se tornar mais intermitente”, informa a MetSul, dizendo que “no período noturno, se ocorrer, deve ser na forma de garoa ou chuva leve intermitente”.
A Grande Porto Alegre e os Vales do Sinos, Caí e Paranhana devem registrar mínimas entre 13 e 16 graus nesta quarta. A máxima não deve passar dos 22 graus. À noite, com nuvens e garoa, deve fazer 18 graus na Grande Porto Alegre. Inter e Fluminense entram em campo, no Beira-Rio, às 21h30 para decidir quem vai para a final da Libertadores.
LEIA TAMBÉM