VEJA IMAGENS

PREVISÃO DO TEMPO: Temporais com raios e queda de granizo são registrados no início desta quarta-feira no RS

Instabilidade mais forte é esperada até o fim da manhã, quando podem ocorrer pancadas por vezes intensas na Grande Porto Alegre

Publicado em: 04/10/2023 07:08
Última atualização: 04/10/2023 13:12

Temporais com raios, forte vento e queda de granizo foram registrados no Rio Grande do Sul entre a noite de terça-feira (3) e a manhã desta quarta-feira (4). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para a metade norte gaúcha. A MetSul Meteorologia informa que ainda chove forte pela manhã na Grande Porto Alegre.


Temporais com raios e queda de granizo são registrados no início desta quarta-feira no RS Foto: Observatório Espacial Heller &Jung

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo Observatório Espacial Heller & Jung, "raios impressionantes pela potência" foram registrados na região metropolitana nesta madrugada. Segundo Jung, um dos vídeos mostra o momento em que "um raio atinge o sistema elétrico da cidade de Taquara".

De acordo com a MetSul Meteorologia, a quarta-feira será de muitas nuvens e chuva na Grande Porto Alegre. A instabilidade mais forte é esperada até o fim da manhã, quando podem ocorrer pancadas por vezes intensas e com raios. Da tarde para a noite, muitas nuvens ainda estarão no céu e a chuva fraca será registrada. O dia será ameno e as temperaturas variam entre 17°C e 21°C. 

Temporais com granizo


Pedras de gelo do tamanho de um ovo de galinha em Barros Cassal Foto: Reprodução/Facebook

Os primeiros temporais foram registrados pouco depois das 20 horas na região da Fronteira Oeste. Em Quaraí, casas foram atingidas pelo granizo e ficaram parcialmente destelhadas. Em Artigas, no Uruguai, que faz fronteira com o município gaúcho, também houve transtornos. São Borja e Santiago estão entre os municípios com registro de temporal e queda de granizo no fim da noite desta terça-feira.

Barros Cassal, município que fica próximo a Soledade – entre o Vale do Rio Pardo e o Norte gaúcho –, foi um dos mais atingidos. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Edson Zinn, que também é secretário municipal, pelo menos 200 famílias tiveram prejuízo com a granizada do fim da noite. Somente uma loja de material de construção da cidade foi acionada por 60 famílias em busca de lona e telhas.

Com pedras de gelo que em alguns casos tinham o tamanho de um ovo, a Defesa Civil local já acionou o Estado e calcula que a dimensão dos estragos deve aumentar a partir do amanhecer. Há relatos de estragos também em escolas e, por conta disso, as aulas foram suspensas nesta quarta-feira no município.

Na faixa leste do Estado começou a chover pouco antes das 23 horas. No início da madrugada choveu forte em cidades como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti e Dois Irmãos. Em Ivoti, estação meteorológica particular apontou rajadas de vento de 66 quilômetros por hora no início da madrugada desta quarta-feira.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasNovo HamburgoRS
Matérias Relacionadas